MPAM segue o plano de implantação do sistema próprio de automação

foto 20

Uma comitiva do Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) esteve nesta quinta-feira, 11 de abril de 2019, na sede da Softplan, em Florianópolis. É a primeira visita depois da assinatura de contrato com a empresa para a implantação do Sistema de Automação da Justiça (SAJ-MP) na instituição.

O grupo, liderado pelo Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Administrativos, Mauro Roberto Veras Bezerra, inclui também a coordenadora do Grupo Gestor do SAJ-MP, Promotora de Justiça Cley Barbosa Martins, e o coordenador adjunto, Promotor de Justiça Márcio Fernando Nogueira Borges de Campos. “Estamos conhecendo aqui um centro de criação muito interessante. E para nós, que somos do setor público, é importantíssimo interagir e trazer essas ideias inovadoras para dentro da administração pública”, disse o Procurador de Justiça Mauro Bezerra.

foto 19

Em conversa com o trio, o Diretor Executivo da Softplan, Ilson Stabile, deixou claro que a sede da Softplan também é casa do MPAM. “Essa aproximação é muito importante para a parceria firmada pelo MPAM com a Softplan. Ficamos muito contentes com a oportunidade de mostrar a forma que trabalhamos e adiantar um pouco das novidades que o órgão ministerial receberá nos próximos anos”.

“Eu vinha com uma expectativa, mas tudo foi muito além do esperado, em todos os sentidos: estrutura física, os locais, ambientes, as pessoas, tudo muito moderno e avançado. Imagino que o que virá pela frente está basicamente par a par com o que estou vendo aqui de concreto”, avaliou a Promotora de Justiça Cley Martins, que, como coordenadora do Grupo Gestor do SAJ-MP, trabalha para que a implantação no MPAM seja feita com a participação de todos os membros do MPAM.

A visita

Na quinta-feira, a comitiva conheceu a sede da Softplan, localizada no centro de inovação Sapiens Parque, em Florianópolis. O grupo foi apresentado à equipe do SAJ-MP, liderada pelo gerente de Produto Kleber Teixeira, que ficará responsável por atender as demandas do MPAM. E conheceu as metodologias de produção da Softplan, o modelo do projeto de implantação do SAJ-MP, além de inovações da próxima geração do sistema.

Para o Promotor de Justiça Márcio Borges de Campos, a visita está sendo extremamente proveitosa. “As palavras que eu mais ouvi hoje na empresa são mudança e evolução. A Softplan se propõe a evoluir constantemente e se permite mudar e nós queremos agregar esta mentalidade ao MP, para que ele possa evoluir com a ferramenta que estamos adquirindo. Permitir mudança, permitir evolução e otimizar a prestação de serviço à população”, declarou.

Implantação gradual

A expectativa é de que o Sistema de Automação da Justiça seja implantado nas unidades da Região Metropolitana de Manaus em 12 meses. A primeira etapa do projeto está prevista para abril e maio, com o levantamento de informações sobre o trabalho no Ministério Público do Amazonas. Com isso, as equipes técnicas da Softplan poderão configurar o sistema de acordo com as necessidades dos membros e servidores.

A implantação é feita de forma gradual, em promotorias piloto. Com isso, é possível reduzir os impactos, monitorar incidentes e garantir qualidade nas entregas. A partir disso, outras unidades começam a receber o SAJ-MP, ao mesmo tempo em que os usuários passam por treinamento e acompanhamento in loco. “Entre os membros e servidores, há uma certa ansiedade para conhecer a ferramenta e uma expectativa de que ela concretize uma mudança para melhor”, declarou o dr. Márcio de Campos.


Últimas Notícias
NOTA PÚBLICA acerca dos recentes fatos envolvendo o Inquérito n. 4.781-STF. Do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais (CNPG)

Notícias
NOTA PÚBLICA acerca dos recentes fatos envolvendo o Inquérito n. 4.781-STF. Do Conselho Nacional de...
MPAM participa de mutirão para agilizar processos criminais em Tabatinga

Notícias
O Ministério Público do Amazonas e o Poder Judiciário Estadual, em Tabatinga (AM) iniciaram, nesta semana, um...
MPAM vai investigar policial civil que atuava como delegado em Eirunepé por suspeita de vários crimes

Notícias
O Ministério Público do Amazonas (MPAM) instaurou Procedimento Investigatório Criminal, na última segunda-feira, 15...
Nota de Pesar e Solidariedade

Notícias
A Procuradoria-Geral de Justiça informa, com pesar, o falecimento do Sr. Alberto Rodrigues do Nascimento, pai do...