Implantação do Sistema de Automação provocará choque de gestão no MPAM

SAJ MPAM01

 

O Grupo Gestor do SAJ-MP (Sistema de Automação da Justiça do Ministério Público do Amazonas) se reuniu, nos dias 22 e 23 de abril de 2019, para reforçar as estratégias de implantação do sistema que abrangerá todas as unidades da área fim do MPAM. O cronograma de implantação tem nove módulos, divididos em etapas e distribuídos em 12 meses. A implantação do SAJ-MP terá início com a entrega da ordem de serviço à equipe técnica responsável pelo serviço.

“Eu acredito muito em organização e planejamento e estamos fazendo um trabalho com muita organização e planejamento, um trabalho sem improvisações, muito bem feito. Vamos para a execução com uma segurança muito boa. Estou muito segura do sucesso desse trabalho”, avaliou a Coordenadora do Grupo Gestor, Promotora de Justiça Cley Barbosa Martins.

O Diretor-Geral do MPAM, José Alberto Machado, que não faz parte do Grupo Gestor e a partir desse momento se disse um “consultor” par a implantação do SAJ-MP, explicou aos membros as atribuições e prerrogativas do Grupo, bem como as principais funcionalidades do sistema SAJ-MP, especificando a forma como este será implantado, passo a passo no MPAM.

DSC 0067

Na opinião do Diretor Geral, a implantação do SAJ-MP proporcionará, além da automação judicial, um completo “desenho” de todos os processos adotados na área finalística do MPAM, sendo, para ele, uma oportunidade para uma renovação da cultura institucional do MPAM.

“Será um choque de cultura, temos atores muito distantes da tecnologia. Isso gera um desconforto, mas esse desconforto não pode ficar sendo remoído, temos de avançar. Isso vai ser um espetáculo!”, comemorou o Diretor Geral.

A reunião também contou com a participação do Coordenador Adjunto do Grupo, o Promotor de Justiça Márcio Borges de Campos, do Diretor de Tecnologia de Informação e Comunicação, Eudo Assis, e dos servidores Mclyndon Saint Christie de Lima Xavier, Tadeu Medeiros e Iury Ramos.

Estrutura

Com implantação iniciada em Março de 2019, o SAJ-MP acarretará em algumas providências quanto à estrutura da sede do MPAM, das quais as principais são a garantia do fornecimento ininterrupto de energia elétrica, a manutenção de temperatura e umidade ótimas para o funcionamento dos equipamentos de informática e a revitalização da rede lógica e redimensionamento da rede elétrica do prédio administrativo da sede do MPAM. Também será necessário a contratação de serviço de back up junto à Prodam (Processamento de Dados do Amazonas S/A).

Módulos da implantação do SAJ-MP

Módulo Básico e Promotorias de Justiça;

Módulo Procuradorias;

Módulo Centro de Apoio;

Módulo Ouvidoria;

Módulo Corregedoria;

Módulo Órgãos Colegiados;

Módulo Banco de Teses e Pareceres;

Módulo Portal do SAJ-MPE;

Módulo Básico, Promotorias e Centros de Apoio (Região metropolitana de Manaus).