Adelton Matos entra em exercício no cargo de Procurador de Justiça

DSC 0403

Em sessão solene presidida pela Procuradora-Geral de Justiça, Leda Mara Nascimento Albuquerque, Adelton Matos entrou em exercício no cargo de Procurador de Justiça, nesta quinta-feira, 16/5, e vai atuar junto à 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Amazonas. A cerimônia ocorreu no plenário Antônio Alexandre Pereira Trindade, sede do MPAM.

O diploma em deferência ao novo cargo foi entregue pelos filhos do, agora, Procurador de Justiça, Adelton Matos. Durante a cerimônia, a Procuradora-Geral de Justiça, Leda Albuquerque, realizou a aposição da medalha do Mérito do Ministério Público, outorgada em favor do novo Procurador de Justiça.

DSC 0305

“Não tenho dúvida de que a inesgotável serenidade e discrição do Dr. Adelton vão ajudá-lo a melhor analisar os casos em que vai atuar com ainda mais profundidade. Com vasta experiência profissional, sou testemunha das atitudes em prol do Ministério Público promovidas por ele. O momento exige cautela e precisamos dar efetividade às nossas ações. A atuação sóbria neste cenário o coloca como fundamental para composição deste colegiado. Não tenho dúvida de que o Dr. Adelton cumprirá com as prioridades redobradas para implantação de políticas públicas na área onde atua”, disse a PGJ.

“Na minha carreira, foi de grande importância a criação do Estatuto da Criança e do Adolescente. Desde então, passamos atuar de forma fundamental, prestando atendimento inicial na Promotoria de Justiça da Infância e Juventude Infracional. Atuei com resiliência nesses anos todos e estou trazendo comigo este sentimento para a realização deste novo trabalho”, declarou Adelton.

DSC 0343

Em nome do Egrégio Colégio de Procuradores, o Procurador de Justiça Carlos Antônio Coelho saudou o novo Procurador. “Sua atuação beneficiará sempre o Estado Democrático de Direito. É exatamente em defesa disso que o Ministério Público atuará. Nenhuma decisão administrada pela justiça poderá se privar do órgão ministerial. Continue sonhando Doutor Adelton. Vossa Excelência é grande homem”, declarou o procurador Carlos Coelho.

O promotor de justiça, Alessandro Sanmartin Gouveia, falou em nome da Associação do Ministério Público do Amazonas. “Parabenizo pela ascensão da carreira que é o resultado de uma ação marcante e humanista. Nós sabemos a grandeza do esforço empreendido pelo novo Procurador. Ele ascende na carreira num momento muito importante do Ministério Público, no desafio de reconstruir essa entidade”, declarou o promotor Alessandro.

DSC 0353

Critério de antiguidade

Adelton Albuquerque Matos foi promovido, pelo critério de antiguidade, ao cargo de Procurador de Justiça. O ex-titular da 31ª Promotoria de Justiça da Infância e Juventude Infracional assume a 17ª Procuradoria de Justiça. O Ato nº 141/2019-PGJ, que torna pública a decisão do Conselho Superior do Ministério Público, foi publicado no Diário Oficial Eletrônico do dia 7 de maio de 2019.

Sobre o novo Procurador

O Procurador de Justiça Adelton Matos ingressou no MPAM em dezembro de 1987. Atuou nas promotorias de Justiça de Urucará, Silves, Itapiranga, Novo Airão e Careiro Castanho. Na Capital, atuou no atendimento ao cidadão e na Vara da Infância e da Juventude Infracional, sempre com seriedade e dedicação incondicional.

Texto: Agnaldo Oliveira Júnior - ASCOM MPAM
Foto: Hirailton Gomes - ASCOM MPAM