MPAM oficializará adesão ao Plano Estratégico Nacional no dia 13 de maio, em Brasília
- Publicado: Quarta, 30 Abril 2025 20:15
Antes disso, em Manaus, comitê de adesão ao plano lançará formulários eletrônicos para consulta a público interno e sociedade em geral
Mesmo em fase inicial de alinhamento e três reuniões realizadas, o Comitê de Adesão ao Plano Estratégico Nacional (PEN) do Ministério Público do Amazonas (MPAM) já trabalha com uma data decisiva: no próximo dia 13 de maio, a procuradora-geral de Justiça (PGJ), Leda Mara Albuquerque, oficializará o “sim” do órgão amazonense ao plano do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), em Brasília.
A principal deliberação após três encontros do comitê — que até contou com a participação do promotor de Justiça Paulo Roberto Gonçalves Ishikawa, supervisor de Planejamento e Gestão Estratégica do Ministério Público do Mato Grosso do Sul (MPMS), em um deles — é a elaboração de dois formulários eletrônicos para consulta do público interno (membros, servidores e colaboradores) e da sociedade em geral sobre o papel do órgão.
Com base em exemplos dos MPs do Acre e Paraná, para validação, os questionários indagarão, de forma breve: o perfil do cidadão; o conhecimento sobre a função e os serviços oferecidos pelo MP; e, dentro de cada área de atuação, a indicação de quais itens devem ser priorizados em ações e atuações do órgão, entre outros pontos.
Os formulários serão disponibilizados online para preenchimento a partir da próxima segunda-feira (05/05) e seguirão até o dia 30 de maio.
“É essencial que toda a população participe preenchendo este formulário, ajudando a formular um diagnóstico da realidade do Estado do Amazonas e da atuação do MPAM”, afirmou a promotora de Justiça Cristiane Corrêa, uma das coordenadoras do grupo, ao lado da também promotora de Justiça Lucíola Valois.
Além das promotoras, o Comitê de Adesão ao PEN do MPAM também conta com: Janice Queiroz de Oliveira, diretora de Planejamento; Eudo de Lima Assis Júnior, diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação; e os servidores Iamara Cavalcante Antunes, Ivanete de Oliveira Nascimento, Venilton Rodrigues de Melo, Steven Castro Conte, Thainá Sesterhen Chaves, Juliana dos Santos Alencar e Melissa Maciel Taveira.
Sobre o PEN
O Planejamento Estratégico Nacional para o período de 2020 a 2029 foi aprovado pelo CNMP, em março de 2019, tendo sido construído ao longo de 2018, a partir da realização de nove encontros com membros e servidores de MPs de todo o país, em etapas regionais e nacionais.
A visão, os valores, os objetivos e as ações estratégicas que deverão orientar a atuação dos Ministérios Públicos nesse decênio foram consolidados no mapa estratégico, que traz perspectivas de atuação finalística e estruturante, modelo de governança e de gestão e indicadores.
Texto: Lennon Costa
Foto: Reprodução