COVID-19: MPAM acompanha doação de máscaras para internos e servidores do sistema prisional em todo o Estado

MÁSCARAS CNMP DEPEN 97d89

O Ministério Público do Amazonas (MPAM) está acompanhando a distribuição de máscaras de tecido para apenados e servidores das unidades prisionais do Estado. O material foi doado pela ONG Todos Pela Saúde, por intermédio da parceria entre o Conselho Nacional do Ministério Público (CNPM), o Grupo Itaú Unibanco, o Instituto Ação pela Paz e o Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN). São Paulo e os Estados da região Norte foram os primeiros a receberem cerca de 3 milhões de máscaras, tendo os respectivos Ministérios Públicos estaduais a missão de acompanhar e controlar a distribuição numa proporção de 3 unidades para cada preso e 5 unidades para cada servidor.

No Amazonas, a entrega do material foi iniciada nesta semana e, além das unidades prisionais de Manaus, as localizadas nos municípios do interior e delegacias de polícia que tenham presos custodiados também receberão as máscaras de acordo com cronograma montado pela Secretaria de Administração Penitenciária (SEAP) e enviada ao MPAM.

Receberão o material as unidades de Coari, Humaitá, Itacoatiara, Maués, Parintins, Tabatinga e Tefé. Ao todo, na capital e interior, serão entregues 18.846 máscaras para 6.282 presos em unidades prisionais (3 pra cada) e 8.520 máscaras para 1.504 servidores (5 pra cada). Segundo a SEAP, o Amazonas possui ainda 1.161 pessoas privadas de liberdade, custodiadas nas delegacias de Polícia do Estado, distribuídos em 57 Municípios, além da capital. Por isso, o total de máscaras chegará a 30.849 unidades (27.366 presos de unidades + 3.483 presos em delegacias).

“A separação dos internos do grupo de risco , o isolamento daqueles que adentram ao sistema prisional, incialmente por 14 dias são fatores que fazem com que nós tenhamos êxito, até o momento, da não propagação do coronavírus nas unidades prisionais da capital. A vinda dessas máscaras, através do CNMP e o DEPEM, vem somar as medidas que visam proteger a saúde das pessoas que estão privadas de liberdade”, avalia a promotora de Justiça Christianne Corrêa, titular da 24ª Promotoria de Justiça de Execução Penal.

Pelos dados da SEAP, do último dia 26 de maio, na capital, só havia sido registrado o caso de um preso, interno do Centro de Detenção Provisória de Manaus 1 (CDPM) que apresentou sintomas da doença e foi posto em liberdade provisória. Nas unidades prisionais do interior, casos foram registrados em Coari (1), Itacoatiara (14), Parintins (34), Tefé (5) e Tabatinga, com 15 casos, tendo 1 óbito nessa última cidade.

MÁSCARAS CNMP DEPEN b25a3

Texto: Arnoldo Santos - ASCOM MPAM

Fotos: SEAP Divulgação