Na linha da modernidade, MPAM incorpora de vez tecnologias de educação nos eventos de qualificação profissional e difusão de conhecimento à sociedade

webnário EDUCAÇÃO 8f89f

O Ministério Público do Amazonas (MPAM), assim como instituições mundo afora, vem se reinventando com a pandemia do novo coronavírus. No âmbito da qualificação profissional, o Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf) lançou mão das ferramentas tecnológicas disponíveis para teleconferências e já realizou 6 webinários (videoconferência com interação por chat). O 6º Webinário foi realizado nesta quinta-feira (25/06) abordando o tema “Novos Desafios da Educação no Contexto da Pandemia”, com três palestrantes e duas debatedoras, entre membros do MPAM, técnicas e professoras da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e das secretarias de Educação do (Seduc) e do Município (Semed). "A busca pelo aperfeiçoamento profissional permeia todo o nosso projeto de gestão como prioridade a ser concretizada tanto para os nossos membros e servidores, bem como para a própria sociedade, no desiderato da difusão dos valores defendidos pela instituição que são os interesses coletivos. Daí a importância desses avanços tecnológicos nos nossos eventos de formação", afirma a Procuradora-Geral de Justiça Leda Mara Nascimento Albquerque.

Embora transmissões de áudio e vídeo ao vivo pela internet (lives) já fossem realizadas, por exemplo, em eventos no MPAM, a integração das tecnologias de teleconferência e educação a distância à cultura institucional do MPAM foi, em grande medida, acelerada pela pandemia. Para o Chefe do Ceaf, esse contexto deve ser lamentado pela trágica perda de tantas vidas humanas, pelo medo coletivo e outros fatores, mas a agregação dessas tecnologias é algo positivo para a instituição. “Entendo que já havia um movimento muito forte no sentido da educação a distância, de atividades pedagógicas a distância, toda a tecnologia já existia, mas havia um empecilho estrutural, de concepção: as pessoas entendiam que essas atividades remotas teriam um aproveitamento menor por falta daquele contato humano entre o instrutor e os alunos”, disse o Promotor de Justiça.

Para André Seffair, a tendência é que a instrução e treinamento no MPAM passe a agregar a educação a distância, o que é vantajoso em um Estado com o território gigantesco como o Amazonas, mas sem abrir mão de eventos presenciais. Ele acredita que os eventos possam, inclusive, ser realizados de forma híbrida, com alguns participantes fisicamente presentes e outros a distância.

“As vantagens da educação a distância são de capilaridade, temos um leque muito maior de possibilidades sob o ponto de vista financeiro e de logística mesmo quando temos a possibilidade de formar um network de conferencistas que possam ministrar treinamentos e palestras de onde quer que estejam. Também podemos ter os Promotores do interior do Estado acessando as atividades todos os dias. Já era tempo de conectar o Ministério Público com essas novas bases”, avaliou o Promotor de justiça .

Os webinários do MPAM são transmitidos pela plataforma Microsoft Teams, com link divulgado no portal do MPAM (www.mpam.mp.br) e também transmitido pelo canal do Ceaf no YouTube (@ceaf.mpam).   Para participar é preciso se inscrever pelo link disponibilizado. As lives serão transmitidas pela conta do Ceaf no Instagram (@ceaf.mpam).

Nesta quinta-feira, a partir das 19h, tem mais um evento. É a Live 1 do MPAM com o tema "Racismo Institucional e Recreativo: A Forma Naturalizada da Conduta Racista". Plataforma: Local: Instagram @ceaf.mpam e @grazyelamachado.

Palestrante e Debatedora:

1. Karla Cristina Silva - Promotora de Justiça do MPAM

2. Grazyela Machado - Assessora de Promotoria de Justiça do MPMA

WhatsApp Image 2020-06-18 at 09.20.12 8b077

Webinários realizados

Webinários realizados durante a pandemia

1º Webinário

"O Papel do Ministério Público no Novo Processo Penal"

Data: 27 de maio de 2020

Palestrantes:

Darlan Benevides – Promotor de Justiça MPAM

Edinaldo Aquino de Medeiros – Promotor de Justiça MPAM

2° Webinário

Tema: "Violência Sexual Contra Crianças E Adolescentes Em Tempo De Pandemia"

Data: 19 de junho de 2020

Palestrantes:

1. André Paulo dos Santos Pereira - Promotor de Justiça do MPRR

2. Manoel Onofre Neto - Promotor de Justiça do MPRN

3. Rodrigo Miranda Leão Júnior -  Promotor de Justiça do MPAM

3° Webinário

Data: 22 de junho de 2020

Tema: "Práticas de Escuta Protegida de Crianças e Adolescentes"  

Palestrante e Debatedores:

1. Mirella Monteiro -  Promotora de Justiça MPSP

2. Romina Carmem Brito Carvalho - Promotora de Justiça MPAM

3. Rodrigo Miranda Leão Júnior - Promotor de Justiça MPAM

4° Webinário

Data 23 de junho de 2020

Tema: "Registro de Candidatura" 

Palestrante e Debatedor:

1. Rodrigo López Zilio - Promotor de Justiça MPRS

2. Weslei Machado - Promotor de Justiça MPAM

5° Webinário

Data: 24 de junho de 2020

Tema: "Cinco Anos da Lei Brasileira de Inclusão" 

Horário: das 10h às 13h

Palestrantes:

1. Gabriela Exposito - Advogada (BAHIA)

2. Vitor Fonsêca - Promotor de Justiça do MPAM

6º Webinário

“Novos Desafios da Educação no Contexto da Pandemia”.

Data: 25 de maio de 2020

 

Últimas Notícias
Em Nova Olinda do Norte, MPAM aciona a Justiça para garantir pagamento correto de professores e pedagogos da rede pública

Notícias
  O Ministério Público do Amazonas ajuizou, na segunda-feira (6/07), Ação Civil Pública com pedido de liminar...
MPAM pede retirada da internet de propaganda institucional que promove prefeito de Humaitá

Notícias
O Ministério Público do Amazonas (MPAM), pela 2ª Promotoria de Justiça de Humaitá, pediu ao Judiciário que seja...
Em Humaitá, MPAM abre ação contra madeireira flagrada com toras sem origem comprovada e produção ilegal de carvão

Notícias
O Ministério Público do Amazonas (MPAM), em Humaitá, por intermédio da 1ª Promotoria de Justiça local, ajuizou...
Em Boca do Acre, MPAM cobra da prefeitura melhoria da iluminação pública

Notícias
O Ministério Público do Amazonas, pela Promotoria de Justiça de Boca do Acre, firmou, no último dia 03/07, Termo de...