Seminário sobre protagonismo feminino na pandemia abre Semana da Mulher do MPAM

Design sem nome10 89c16

A semana dedicada à mulher, no Ministério Público do Amazonas, foi aberta na tarde desta segunda-feira (8/03), pelo Procurador-Geral de Justiça Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, que fez o discurso de abertura do Seminário "MP 5.0: cidadania e protagonismo da mulher em tempos de pandemia". O evento, realizado pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), apresentará até a sexta-feira (12), uma série de conferências que versarão sobre a atuação do MPAM e os problemas enfrentados pela instituição na defesa da cidadania e dos direitos das mulheres durante a pandemia de COVID-19.

"A função do Ministério Público neste contexto, sobretudo no atual momento de Pandemia, onde os indícios do aumento da violência doméstica crescem em proporções geométricas, merece destaque na semana que se inicia. O Seminário MP 5.0: cidadania e protagonismo da mulher em tempos de pandemia tem por desafio trazer ao lume a discussão quanto aos diferentes papéis exercidos pela mulher, analisados à luz de seus direitos fundamentais", afirmou o Procurador-Geral.

Saudação às mulheres

Ainda falando sobre o Dia Internacional da Mulher, comemorado neste 8 de Março, Alberto Júnior fez homenagem às mulheres, especialmente as integrantes do MP. "Sinto-me extremamente honrado com a presença de tão ilustres colegas de carreira nos debates que serão realizados durante essa semana. E ainda mais: sou profundamente grato por poder trabalhar com mulheres, Membros e Servidoras, tão aguerridas em seu mister, de gigantesca competência e ao mesmo tempo capazes de tornar todo o ambiente desta Instituição leve e gracioso. A todas as integrantes deste Ministério Público do Estado do Amazonas: recebam essas singelas palavras, como sinônimo de admiração e respeito. Que possam ser homenageadas todos os dias, e não somente hoje, com o amor, a paz e o respeito, na intensidade que merecem", afirmou.

PGJ abertura seminário b563b

Programação inicial

Neste primeiro dia, a promotora de Justiça Delisa Ferreira abriu a programação com a palestra "Estudo de caso da distribuição da merenda para as famílias vulneráveis no Amazonas durante a pandemia", sob a mediação da promotora de Justiça Lilian Nara de Almeida. Na segunda parte, a promotora de Justiça Anabel Mendonça proferiu a palestra "A aplicação dos Círculos Restaurativos e de Construção de Paz no enfrentamento dos Conflitos e Violência Doméstica: Uma Visão Sistêmica e Inclusiva", com mediação da promotora de Justiça Luciana Toledo. As apresentações também tiveram a apresentação do promotor de Justiça Alessandro Samartin, coordenador do CEAF.

O evento tem o apoio do Ministério Público do Estado de São Paulo e do Conselho Nacional do Ministério Público. Para participar, basta fazer a inscrição acessando este link:
https://doity.com.br/ceaf-mpam

Confira a programação dos dias seguintes:

DIA - 09.03.21 (terça)
14h - 14h45
CONFERÊNCIA 3:
"Preconceito contra a mulher idosa"- Dr. Vítor Moreira da Fonsêca - MPAM
14h45 - 15h
DEBATE - Dra. Silvana Nobre de Lima Cabral - MPAM
15h15 - 16h
CONFERÊNCIA 4:
"Atuação extrajudicial na defesa da mulher vítima de violência no interior do Amazonas" - Dra. Tânia Maria de Azevedo Feitosa - MPAM
16h - 16h15
DEBATE - Dr. Márcia Cristina de Lima Oliveira - MPAM

DIA - 10.03.21 (quarta)
14h - 14h45
CONFERÊNCIA 5:
"Proteção da Intimidade da
Mulher no Ciberespaço" x Dra. Marcelle Cristine de Figueiredo Arruda - MPAM
14h45 - 15h
DEBATE: - Dra Christiane Correa - MPAM
15h15 -16h
CONFERÊNCIA 6:
"Feminicídios: desafios nos julgamentos pelo Tribunal do Júri" - Dra. Clarissa Moraes Brito - MPAM
16h - 16h15
DEBATE - Dr. Carolina Monteiro Chagas Maia - MPAM

DIA - 11.03.21 (quinta)
CONFERÊNCIA 7:
"Os desafios da garantia do direito a educação em tempos de pandemia - Dra. Mirella Monteiro - MPSP.
14h45 - 15h
DEBATE - Dra Jussara Maria Podeus e Silva – MPAM
15h15 - 16h
CONFERÊNCIA 8:
"Atuação do MP na proteção das crianças órfãs em razão da COVID-19" - Dra Karla Cristina da Silva Sousa - MPAM
16h - 16h15
DEBATE - Dra Renata Cintrão - MPAM

DIA - 12.03.21 (sexta)
14h - 14h45
CONFERÊNCIA 9:
"Mulheres, Direito e Gênero" - Dra Maria Gabriela Manssur - MPSP
14h45 - 15h
DEBATE - Dra Cley Barbosa Martins - MPAM
15h15 - 16h
CONFERÊNCIA 10:
"Mulheres na liderança: alcançando um futuro igual em um mundo de COVID-19"- Dra. Fernanda Marinela - CNMP
16h - 16h15
DEBATE - Dra. Christiane Dolzany - MPAM

Texto: Arnoldo Santos - ASCOM MPAM

Imagens: print de tela