Morte de apenado do semiaberto, no meio da rua, gera reunião do MPAM com SEAP e Judiciário

Juíza Sabrina2

O Ministério Público do Amazonas (MPAM) por meio da 23º promotoria de Justiça de Execução Penal (23º Proep), que tem como titular a Promotora de Justiça Carla Guedes, participou de reunião para tratar do caso da morte de um apenado durante a manutenção de tornozeleira eletrônica. Estavam presentes a juíza titular do regime semiaberto, Sabrina Ferreira, e, pela Secretaria do Estado de Administração Penitenciaria (Seap), o diretor do Compaj regime semiaberto, Emerson Tizzato. Nesses procedimentos, os apenados costuma ficar esperando atendimento na rua mesmo. A Seap fica localizada na esquina das ruas Cônego Gonçalves de Azevedo e Gabriel Salgado, Centro da capital.

O episódio aconteceu na segunda-feira (2/9). O apenado Johnny Ribeiro de Oliveira estava na fila aguardando para realizar manutenção na tornozeleira, quando foi morto. Depois de serem prestadas as informações sobre o ocorrido, foi solicitado a Seap que seja providenciado imediatamente um local adequado para receber os apenados que comparecem para realizar a implantação ou manutenção do equipamento, para que não seja necessário aguardar do lado de fora das dependências da Seap.

O Ministério Publico vai emitir recomendação formal neste sentido, considerando que já existe Procedimento Administrativo n. 78.2019.000011 instaurado para acompanhar a efetividade do uso do monitoramento eletrônico como medida substitutiva ao regime de semiliberdade, em face da desativação das unidades prisionais feminina e masculina, e adotar as medidas que se fizerem necessárias para cumprir o objetivo deste procedimento.

Design sem nome

Relembre o caso
Johnny Ribeiro de Oliveira (foto acima) estava em regime semiaberto e foi ao prédio para realizar a manutenção da tornozeleira, quanto suspeitos chegaram em um carro. A dupla se dividiu na ação. Enquanto um suspeito disparou para o alto para dispersar quem estava por perto, o outro foi na direção de Johnny, O apenado ainda correu e tentou se esconder dentro de uma lanchonete mas foi atingido com três tiros. O dono do lanche também foi atingido com um tiro na perna.

Texto: Mariana Lima - ASCOM MPAM

Foto: divulgação TJAM - da promotora e juíza

Foto: apenado morto - Josemar Gomes (portal Emtempo)

Últimas Notícias
Evento reunirá palestrantes de várias áreas profissionais

Notícias
Além dos quase 40 grupos representativos de mulheres, confirmados no evento desta quarta e quinta-feira, 13 e 14 de...
MPAM apura uso irregular de veículos e custeio de viagens internacionais pela prefeitura de São Gabriel da Cachoeira

Notícias
O Ministério Público do Amazonas, pela Promotoria de Justiça de São Gabriel da Cachoeira (PJSGC), instaurou, no...
Sociedade civil promete grande participação no Encontro

Notícias
      A participação de 37 grupos representativos de mulheres, já confirmados, com mais de 350...
Chefe do MP brasileiro pede diálogo e prevenção

Notícias
Diálogo e prevenção. Essas são as palavras-chave que os membros do Ministério Público brasileiro devem buscar...