Protocolo Eletrônico - MPAM
Acesse com mais facilidade os serviços do Ministério Público do Amazonas
O Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) lançou o Protocolo Eletrônico, uma plataforma digital que permite o envio de documentos diretamente ao órgão, sem a necessidade de comparecimento presencial ou envio postal.
A ferramenta também busca atender o Ato 093/2025/PGJ que disciplina a atuação do Ministério Público do Estado do Amazonas nos procedimentos extrajudiciais destinados à lavratura de escrituras públicas de inventário e partilha de bens quando houver interesse de crianças, adolescentes ou incapazes, sem prejuízo de outras intervenções previstas em lei ou na Constituição Federal. Conforme o Art. 14 do citado Ato PGJ: "Enquanto não implementado o serviço de interoperabilidade entre os sistemas informatizados utilizados pelo MPAM e pelas serventias extrajudiciais, os procedimentos e demais diligências destinados à lavratura de inventários e partilhas tratados neste Ato Normativo serão encaminhados pelo Tabelionato de Notas ao Ministério Público do Amazonas por meio do sistema de peticionamento eletrônico acessível no sítio eletrônico da instituição."
✅ Vantagens do Protocolo Eletrônico
- Envio digital de documentos de qualquer lugar
- Rapidez e segurança no processo de protocolização
- Eliminação do uso de papel
- Encaminhamento direto aos setores competentes do MPAM
- Redução de custos e impacto ambiental
🧾 Quem pode utilizar?
Qualquer cidadão, representante de órgão público ou empresa pode utilizar o Protocolo Eletrônico para enviar documentações ao MPAM.
⚠️ Importante: manifestações e denúncias anônimas devem continuar sendo feitas exclusivamente por meio da Ouvidoria.
🛠 Como utilizar?
- Realize o pré-cadastro no portal do MPAM
👉 Clique aqui para acessar o pré-cadastro - Preencha o formulário de envio com os dados e documentos necessários
👉 Instruções de peticionamento – saiba como enviar
Protocolo Eletrônico: https://pet.mpam.mp.br/
❌ O que não pode ser feito pelo Protocolo Eletrônico?
O canal não deve ser utilizado para solicitar denúncias, manifestações, certidões ou documentos oficiais.
Nesses casos, utilize o formulário da Ouvidoria disponível no portal.