MPAM participa de projeto Gerando Esperança, em Maraã

MARAÃ 1 a85e3

O Ministério Público do Amazonas (MPAM), a Prefeitura Municipal de Maraã e a Igreja Católica no município lançaram, no dia 07/11, o Projeto Gerando Esperança, que vai promover o acompanhamento social de usuários de drogas e suas famílias, por meio de ações socioeducativas e palestras de orientação e combate à vulnerabilidade vivida pelos usuários e suas famílias.
"O projeto iniciará com as famílias já cadastradas pelos órgãos integrantes da rede e, após a implantação do projeto, será efetivada a busca ativa às famílias que também queiram integrar a rede de beneficiados pelas ações desenvolvidas", explicou a Promotora de Justiça Priscilla Carvalho Pini, titular de Maraã.

De acordo com a Promotora, a cidade possui problemas sérios de uso de drogas ilícitas, com um número alto de usuários. A situação vinha sendo enfrentada pelo Executivo Municipal, que oferece atendimento a alguns usuários em recuperação, bem como pelo Padre Hélio, que oferecia apoio com o Projeto Amor Exigente, dentro da Igreja Católica.

"Notando que a reunião dos profissionais seria o ideal para abranger um número maior de pessoas, podendo, ainda, instalar a Justiça terapêutica na cidade, sobretudo encaminhando, eventualmente, aqueles que fossem autuados pela prática do crime de porte de drogas para consumo próprio, o Ministério Público sugeriu a união e elaboração de um novo projeto", relatou a Promotora de Justiça.
Os usuários que atualmente não mais vivem sob efeito da dependência química também serão acolhidos pelo projeto, tendo oportunidade de relatar suas experiências aos que recebem atendimento. As famílias que enfrentara a dependência química de um membro também oferecerão sua experiência para auxiliar os que enfrentam, no presente, dificuldades no relacionamento com dependentes químicos.

Dinâmica inspirada nos Narcóticos Anônimos
As reuniões ocorrerão às quintas-feiras, a partir das 15h, no Centro do Idoso de Maraã. Os encontros serão abertos com uma prece, focando o âmbito espiritual, sem se fechar em qualquer religião específica. Segue uma Dinâmica de grupo para "quebrar o gelo", um momento para descontração. Em seguida será usado o método do programa "Amor Exigente", inspirado no grupo Narcóticos Anônimos, chamado "Os 12 passos", com o estudo de um dos doze passos. Psicólogos e o Padre Hélio, que possuem experiência nessa área, fazem a condução. A partir desse momento, os participantes em recuperação e os familiares terão atendimentos separadas.