MPAM está com inscrições abertas para a maratona de programação 'Human Hack Fest 2019'

ANO PASSADO 2 d2eaa

O Ministério Público do Amazonas (MPAM), em parceria com a Manaus Tech Hub, promove nos dias 13, 14 e 15 de dezembro, a segunda maratona de programação 'Human Hack Fest', na Av. Autaz Mirim, 2211 – bairro Armando Mendes (sede da Manaus Tech Hub). As inscrições dos grupos para a maratona podem ser feitas no site:http://www.amazonhackfest.com/ . A expectativa dos organizadores é que sejam formadas 12 equipes, cada uma com dez programadores. No mês de fevereiro de 2020, cinco projetos serão selecionados e desse grupo sairão os três finalistas e a grande vencedora. "O Hack Fest começou na Paraíba e, desde o ano passado, o trouxemos para o MPAM. A edição desse ano integra profissionais da área de desenvolvimento de softwares e movimentos sociais, ONGs que ajudam os venezuelanos a se estabelecerem em Manaus", disse o Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Administrativos e coordenador-geral do evento, Mauro Veras.

O que é?
O Human Hack Fest Manaus 2019 é uma maratona de programação para desenvolvimento de aplicativos para a ajuda humanitária aos refugiados que se encontram na cidade de Manaus. O evento foi lançado, oficialmente, no dia 03/12, no auditório da Manaus Tech Hub. É um momento para esquecer um pouco de si próprio e buscar projetos para ajudar pessoas menos favorecidas.
O Human Hack Fest é, também, uma oportunidade para construir o relacionamento entre o MPAM e a sociedade amazonense. As maratonas de programação, chamadas de 'hackatons', se caracterizam por um grande esforço de trabalho desenvolvido por grupos grandes de programadores, que possibilitam o trabalho ininterrupto, por revezamento. O Manaus Tech Hub cederá o espaço e mentores para as equipes. Também é muito provável que, entre os participantes das estejam alguns membros do Sidia.

Áreas de atuação dos participantes
O Hack Fest 2019 é um evento tecnológico cujo propósito se volta a ajuda humanitária aos refugiados que se encontram na cidade de Manaus, oriundas de outros países e vítimas de instabilidades políticas, econômicas e sociais, e se encontram em situação de pobreza e miséria social. É apoiado na mobilização coletiva de profissionais e estudantes de diversas áreas correlatas à gestão pública e seus artefatos, como Tecnologia da Informação, Contabilidade, Administração, Direito, entre outros, sempre em conjunção de esforços para o desenvolvimento e produção de soluções tecnológicas avançadas, como aplicativos ou jogos, que atuem na promoção da dignidade da pessoa humana e possibilitem meios de resgate da cidadania.

Para o CEO da Drive On, Expedito Belmont o evento representa um grande avanço na utilização da inteligência tecnológica para o bem dos seres humanos. "Essa jornada pra mim tem trazido uma felicidade muito grande, em ver diferentes entidades, pessoas, profissionais se doando. Nós capturamos o espírito da jornada e isso dá um gás muito forte para que as equipes se dediquem aos trabalhos com muito afinco", disse o especialista. Durante três dias os desnevolvedores vão trabalhar em soluções criativas dentro do tema central, aplicáveis efetivamente,

Texto: Agnaldo Oliveira Júnior – ASCOM MPAM

Foto: Arquivo MPAM Hack Fest 2018