Promotoria de Carauari realiza operação para combater e prevenir tráfico de drogas na região

 A operação “Boas Festas!” realizada na última semana pela promotoria de justiça do município de Carauari, distante 786km de Manaus, efetuou a prisão preventiva de vinte e três pessoas envolvidas na prática de crimes de tráfico de drogas ou associação. Na mesma operação também foram cumpridos mandados de busca e apreensão domiciliar em que foram encontrados objetos ilícitos e dinheiro.

A operação de repressão e combate ao tráfico de drogas foi montada com base em depoimentos colhidos na promotoria e investigações. Somente no mês de dezembro foram oferecidas oito denúncias contra pessoas envolvidas em crimes de associação ao tráfico de entorpecentes.

Após receber denúncias sobre diversos carregamentos de drogas para o município que iriam abastecer as festas de fim de ano, o promotor Igor Peixoto recomendou o patrulhamento ostensivo na região e investigações mais detalhadas para apurar as informações.

 Mais apreensões

 De acordo com a promotoria, no mês de junho uma outra operação também foi realizada, na qual foram detidas dez pessoas com grande quantidade de drogas, arma, munições e dinheiro. A organização criminosa também era formada por pessoas de outros municípios como Atalaia do Norte, Tabatinga e Tefé.

Além das apreensões, foi desmontado um laboratório de mistura de substâncias entorpecentes, onde pessoas foram flagradas no momento em que manejavam a droga produzindo a conhecida “pasta”. Nesta mesma operação também foram presas duas pessoas por fornecerem bebida alcoólica a menor e entregar direção de veículo automotor a pessoa não habilitada. A operação prendeu treze pessoas.

 Prevenção

 Palestras educativas foram realizadas em escolas e auditórios do município de Carauari para informar a população sobre os malefícios do uso de drogas e suas consequências. A rádio comunitária do local também disponibilizou espaço para tratar de assuntos referentes à infância e juventude abordando o mesmo tema.