Projeto "MP nas escolas" contará com parceria da Seduc

Autoridades se reúnem para firmar parceria no projeto

Integrar o MP ao dia-a-dia de estudantes de todo o estado. Com esse objetivo, estiveram reunidos nesta quarta-feira, dia 5 de janeiro, na sede do MP, o Procurador-Geral de Justiça do Amazonas, Francisco Cruz, o Secretário de Educação do Estado, Gedeão Amorim, o chefe do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional, Promotor de Justiça e Professor, Nasser Abrahim Nasser, a também Promotora de Justiça Silvana Nobre Cabral, além de integrantes das equipes dos dois orgãos.

No encontro, o PGJ reiterou que o Ministério Público quer ser um agente de interferência social, para ajudar a formar cidadãos conscientes e responsáveis. Pelo projeto, o MP estaria presente nas escolas, difundindo informações sobre cidadania e ações da Instituição, orientando estudantes e professores e prestando assistência também para a família dos alunos, na medida em que se propõe a realizar atividades extraclasse envolvendo a comunidade. "Além desse esforço, queremos também criar a Maratona Cultural, que vai premiar o vencedor com uma bolsa-educação", reiterou o PGJ. O projeto de instalação das bibliotecas públicas municipais também foi exposto pelo Procurador-Geral. "Dessa forma, acreditamos que crianças e jovens entretidos com atividades lúdicas e culturais não vão fazer parte das estatísticas criminais da nossa terra. Verdadeiramente estaremos combatendo o crime, através da prevenção", enfatizou Cruz. A Seduc também se comprometeu a  participar de um grande encontro estadual que vai discutir políticas de segurança e que vai ocorrer no primeiro semestre de 2011 no município de Tabatinga, por iniciativa do Ministério Público amazonense.

O projeto MP nas escolas funcionaria em etapas. Na primeira, o Procurador-Geral receberia os diretores das escolas públicas e privadas na sede do MP. Num segundo momento, os Promotores visitariam as escolas, conheceriam a realidade de cada uma e também iriam falar aos estudantes sobre as atividades das promotorias. Em seguida, os professores viriam até o Ministério Público, conhecer as atividades mais de perto para difundir o conhecimento sobre a Instituição.

O Secretário de Educação do Amazonas, Gedeão Amorim, aprovou a idéia e já fechou a parceria. " Poucos professores conhecem o trabalho dos órgãos municipais, estaduais e federais. Acredito que essa parceria torna-se fundamental na medida em que vai servir de motivação para que o aluno continue na escola. Atualmente, a maior luta da SEDUC é manter o aluno em sala de aula. Iniciativas como essa contribuem profundamente para diminuir a evasão e dar novas perspectivas aos estudantes, principalmente os que vivem no interior do Amazonas", declarou.

A próxima reunião entre MP e Seduc, que irá definir datas para o início das atividades, acontecerá na próxima sexta-feira, dia 7 de janeiro.