PGJ participa de evento do CNPG: “O Ministério Público de uma nova era – reflexões e projeções,” em Gramado/RS

reunião CNPG 53c3a

Evento do CNPG, em Gramado/RS, reúne Procuradores-Gerais de Justiça e conselheiros do Conselho Nacional do Ministério Público, além de Procuradores e Promotores de Justiça de todo o Brasil para discutir temas como a estrutura do Ministério Público em face da era digital e a sociedade interconectada

O Procurador-Geral de Justiça do Amazonas, Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, representa o Ministério Público do Amazonas (MPAM) em evento do Conselho Nacional dos Procuradores Gerais (CCCNPG), que está sendo realizado em Gramado/RS, desde o dia 30/01 até hoje, 1º de outubro.

A pauta do encontro é “O Ministério Público de uma nova era – reflexões e projeções”, que propõe a discussão de temas como a estrutura do Ministério Público em face da era digital e a sociedade interconectada, reunindo Procuradores-Gerais de Justiça e conselheiros do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), além de Procuradores e Promotores de Justiça de todo o Brasil.

“O MP Brasileiro precisa estar atento ao movimento digital que, velozmente, propõe mudanças de relacionamento entre os órgãos públicos e a sociedade em si. Diante desse cenário dinâmico, é importante discutirmos como nos posicionamos e qual a melhor forma de lidar com esse universo tecnológico”, expõe o PGJ.

A solenidade de abertura contou com as presenças do presidente do CNMP e Procurador-Geral da República, Augusto Aras, da presidente do CNPG e Procuradora-Geral de Justiça do Amapá, Ivana Lúcia Franco Cei, do presidente da Conamp, Manoel Murrieta e do Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público do Rio Grande do Sul, Marcelo Dornelles.

Segundo o Coordenador-Executivo do evento, o ex-PGJ Fabiano Dallazen, o objetivo é a realização de um evento único que reúne, em um momento delicado no cenário institucional brasileiro, as lideranças do Ministério Público para discutir o papel da instituição neste momento e, especialmente, as necessárias adaptações proporcionadas pela nova realidade tecnológica na prestação dos serviços essenciais à sociedade brasileira. “O Ministério Público sempre foi capaz de se adaptar às exigências da sociedade e, dessa forma, cresceu, angariando legitimidade. Mais uma vez a instituição precisa ser pioneira e efetiva no atendimento às demais essenciais a nossa população. E é isso que estará em debate, discussão e proposição nesse seminário”, sublinhou Dallazen.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, fará a conferência de encerramento. O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, também estará presente no evento. Devido às restrições ainda em virtude da pandemia, o evento é exclusivo para convidados, mas os painéis serão transmitidos pelo Canal no Youtube do MPRS.