MP investiga serviços para o tratamento prévio de câncer do colo do útero

fcecon2022 6fc3d

Na terça-feira (1°/02), o Ministério Público do Amazonas (MPAM), por meio da 54° Promotoria de Justiça de Saúde Pública (Prodhesp), instaurou um Inquérito Civil (IC), para investigar a oferta de serviços para o tratamento de lesões que antecedem o câncer do colo do útero às mulheres que se tratam nas unidades da Secretaria de Estado de Saúde (SES), por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), da cidade de Manaus.

“O Estado do Amazonas tem grandes índices de câncer do colo uterino. Diante desse fato e das dificuldades que diversas mulheres relataram, o Ministério Público, juntamente com a Defensoria Pública, representada pela doutora Carolina Braz, iniciou o procedimento para acompanhar os serviços que são prestados a essas pacientes”, relatou a Promotora de Justiça Cláudia Maria Raposo da Câmara, titular da 54ª Prodhesp.

Em decorrência de outras ações do MPAM, alguns avanços na oferta desses serviços podem ser observados, como a realização de biópsia, que antes era feita apenas na Fundação Centro de Controle de Oncologia do Amazonas (Fcecon) e hoje também é oferecida pelo Hospital Delphina Rinaldi Abdel Aziz e nas policlínicas.
“Existem duas questões que estamos acompanhando que são a construção de um centro específico para cirurgias de conização, que é um procedimento cirúrgico onde um pedaço em formato de cone é retirado do colo do útero para a realização de uma biópsia, daquelas lesões que não são câncer, mas que, se não forem tratadas, podem levar a um; e também a oferta de um preventivo no meio líquido, que é um exame mais moderno e mais preciso. A descentralização desses exames facilitaria o acesso a eles e também abriria leitos na Fundação Cecon para que outros tipos de câncer possam ser tratados”, finalizou a Promotora de Justiça.

 

Foto: Facebook da FCecon