Corregedoria-Geral inicia o calendário de correições ordinárias de 2022

correicoes2022 b8311

Serão correicionadas uma Procuradoria de Justiça, 65 Promotorias de Justiça no interior, sendo 29 delas com atuação Eleitoral, e 38 na Capital

A Corregedoria-Geral do Ministério Público do Amazonas (CGMP) iniciou este mês a realização das correições ordinárias de 2022. Serão correicionadas uma Procuradoria de Justiça, 64 Promotorias de Justiça no interior, sendo 29 delas com atuação Eleitoral, e 37 na Capital. Afinada à ideia de um Ministério Público resolutivo, a atuação da CGMP ganha, cada vez mais, um caráter de orientação, principalmente para os Membros que estão no início da carreira. Sendo 2022 um ano de eleição, a atuação eleitoral do Ministério Público também está no foco da CGMP.

De acordo com os Corregedores-Auxiliares, os Promotores de Justiça Christianne Corrêa (Entrância Final), Christianne Dolzany (Entrância Inicial e Estágio Probatório) e Jorge Veloso (Assuntos Administrativos e Institucionais), as correições oferecem uma visão geral da atuação do Ministério Público em todo o Estado, tanto na esfera judicial quanto na extrajudicial e mesmo no que se refere à interação do Membro do MP com os munícipes, as instituições e os Poderes constituídos.

“Nos deslocamos às Promotorias para conversar com o Membro em exercício na comarca e, assim, avaliar como está desenvolvendo o trabalho. Também ouvimos os relatos da comunidade e seus anseios quanto à proteção de direitos difusos e coletivos. A partir do que é observado nas correições, passamos a fazer um trabalho de orientação, com o objetivo de aprimorar o desempenho das atribuições”, explicou o Promotor de Justiça, Jorge Veloso, Corregedor Auxiliar.

Promotor de Justiça integrado às comunidades e o estágio probatório

As correições da CGMP vão além de observar o espaço físico das Promotorias de Justiça, pois também são realizadas em locais-chave das comunidades, como Conselhos Tutelares, escolas, delegacias, presídios e hospitais, por exemplo.

“O trabalho realizado durante correição, principalmente em relação aos membros em estágio probatório, é mais acurado, pois acompanha uma importante fase da carreira, seu vitaliciamento no Ministério Público. Além de objetivar a orientação ao Promotor para o melhor desenvolvimento das atividades nas Promotorias, também levamos esse profissional a ter um olhar mais preventivo e proativo em relação às demandas, incentivando a percepção da importância de sua integração com a comunidade”, disse Corregedora-Auxiliar Christiane Dolzany.

Atuação do MPAM em ano de eleições-gerais

A programação de correições ordinárias de 2022 também destaca as correições eleitorais, visto que este ano é um ano de eleições. As inspeções visam preparar o MPAM e fornecer subsídios aos seus Membros para o atendimento às muitas demandas inevitáveis em um pleito que transcorrerá numa conjuntura de grande tensão política.
“Até o mês anterior às eleições, teremos 23 correições eleitorais e durante o ano um total de 29 a serem realizadas. Além disso, das correições ordinárias, 35 serão realizadas nas promotorias de justiça do interior e 38 nas promotorias da capital, totalizando 132 correições para este ano. Algumas acontecerão de forma híbrida, ou seja, virtual e presencial, e outras ocorrerão apenas de forma remota através da plataforma Teams”, finalizou a Promotora de Justiça, Corregedora Auxiliar Christianne Corrêa.