Modernização dos procedimentos da Polícia Judiciária é tema de reunião com MPAM e Polícia-Civil do AM

delegaciageral 28815

A necessária modernização da investigação policial é fundamental, pois é por esse procedimento de apuração que a polícia judiciária cumpre sua missão constitucional

Na tarde desta quinta-feira, 24, o Ministério Público do Amazonas (MPAM), representado por seu Procurador-Geral de Justiça, Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, se reuniu, institucionalmente, com a Delegada-Geral da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), Emília Ferraz, e o Delegado de Polícia responsável pela Região Metropolitana, Alessandro Albino, tendo como pauta principal a Modernização dos Procedimentos da Polícia Judiciária.

“A modernização dos procedimentos nas instituições brasileiras é urgente, de maneira que sejam transformados em expedientes menos burocráticos. As modificações normativo-processuais feitas ao longo dos últimos anos devem reverberar no âmbito do inquérito, adequando-o às exigências do momento histórico, a era da sociedade informática. Além disso, é oportuno destacar o tempo gasto com as análises de procedimentos feitas pelo Judiciário e pelo Ministério Público, em regra, não computado no total dispendido pela Polícia Judiciária”, explica o Procurador-Geral de Justiça, reiterando a importância da modernização dos processos.

Na opinião da Delegada-Geral, é importante buscar a inclusão e o apoio do Ministério Público no processo de modernização dos procedimentos adotados pela Polícia Judiciária.

“Ele é importantíssimo porque as denúncias são feitas com base nos procedimentos policiais”, declarou Dra Emília Ferraz.

O MP é o órgão fiscalizador da atuação da polícia, pelas Promotorias de Controle Externo da Atividade Policial, e é apenas quando o Promotor de Justiça, convicto das conclusões dos inquéritos policiais, que esses são convertidos em denúncias apresentadas ao Judiciário.

“Reunião de extrema importância para a Polícia Civil do Amazonas que tenta se modernizar ainda mais e para isso quer contar com o apoio do MP, razão deste encontro para o início das conversas necessárias à concretização de um futuro projeto”, explicou o Delegado Alessandro Albino.