MPAM cobra condições dignas de moradia para idosa de 88 anos que vive em barco na Manaus Moderna

manaus moderna 9854a

O Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) instaurou um Inquérito Civil (IC) para investigar a falta de condições dignas de moradia para uma idosa de 88 anos, que está exposta a riscos em sua saúde física e impedida de exercer suas atividades diárias. A mulher reside com o filho em uma embarcação denominada ‘Condor’, nas cores azul e branca, atracada no porto da Manaus Moderna.
A denúncia feita à 42ª Promotoria de Justiça da Pessoa Idosa e da Pessoa com Deficiência (42ªProdhid) relatou que a idosa é vítima de maus-tratos praticados pelo seu próprio filho, um pescador de 66 anos, que negligenciaria os cuidados com a alimentação e a saúde da mãe.

“Após serem acionados os órgãos de proteção à pessoa idosa, fui informado sobre a moradia inadequada para a saúde e segurança da idosa, que sequer concluiu o esquema vacinal contra a COVID-19 e possui uma imunidade bastante vulnerável. Acionamos também o Programa de Atendimento Domiciliar ao Idoso (PADI), executado pela Fundação Dr. Thomas (FDT), uma vez que a mesma apresenta perfil para a admissão na fundação”, ressaltou o Promotor de Justiça Vitor da Fonsêca, titular da 42ª Prodhid.

Também foram acionadas a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), o Centro Integrado de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa (Cipdi) e a Delegacia Especializada em Crimes Contra Idoso (Decci), para que sejam tomadas as providências necessárias.

O Ministério Público acompanhará, junto à FDT, se haverá requerimento para a institucionalização por parte da família ou - se for o caso - de idoso em risco. É necessária a apresentação de documentos e exames médicos para verificar se é preciso realizar o pedido de medida de proteção em favor da idosa.