Carauari celebra a instalação da sede do Ministério Público na região

carauari 2 4547c

Após vários anos de luta por condições adequadas para atender a população, Ministério Público do Amazonas inaugura Sede em Carauari

Em solenidade histórica, o Ministério Público do Amazonas (MPAM) inaugura sua sede no município de Carauari, com imenso apelo popular, manifestado pela presença marcante de moradores da Região. A inauguração ocorreu na manhã desta terça-feira, 15, na sede da Promotoria de Justiça, Centro de Carauari.

“Servir à sociedade é a missão de todas as Instituições Públicas. O Ministério Público tem por essência servir, honrando cada cidadão e cidadã do nosso Amazonas. Confesso que o projeto de fortalecimento da atuação do Ministério Público Estadual, por meio da implantação de sedes próprias no maior número possível de municípios é um sonho compartilhado por todos os integrantes de nossa Instituição e, com a permissão de Deus, hoje posso vivenciar esse momento: a construção de um Ministério Público cada vez mais atuante e presente junto ao povo carauirense”, disse o PGJ, emocionado pela concretização de mais uma instalação do Órgão no interior do Estado.

Segundo o Promotor de Justiça de Carauari, Eduardo Gabriel, as novas instalações só foram possíveis porque muitas mãos participaram do processo.

“A Procuradoria-Geral de Justiça, na gestão do Dr. Alberto Júnior, inaugurou recentemente a promotoria de Itamarati e hoje inaugura Carauari, não sendo a última nesse planejamento. Isso representa uma renovação no Ministério Público em todo o Estado do Amazonas, traduzindo uma evolução muito grande. Porque sempre onde existe o Ministério Público, a democracia está sendo defendida. Agradeço todo apoio, pois sabemos que não é fácil, considerando todos os empecilhos, burocracia para romper”, declarou o Promotor de Justiça.

O Juiz de Direito Jânio Tutomu Takeda, que representou o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), relembrou sua experiência como Promotor de Justiça, atuando por 04 anos, e os desafios de se ter um local digno para atender a sociedade.

“Sempre lutei, quando fui promotor de justiça e agora como magistrado, para que fosse possível termos um lugar, nem que fosse de ‘tapera’, mas que fosse nosso lugar. Essa estrutura é sinônimo de muita luta. Mesmo já sendo Juiz de Direito, permanecia o desejo de que essa casa Ministerial tivesse sua sede própria. Estamos aqui, juntos, para colaborar com todos em prol da Justiça plena. Estou feliz, feliz mesmo, em saber que essa Instituição se preocupa com seus Órgãos no Interior. Parabenizo o Doutor Alberto e o Dr. Eduardo, que lutaram muito para que a situação da Promotoria de Justiça fosse transformada”, afirmou.

 Estiveram presentes na cerimônia o Defensor Geral do Amazonas, Ricardo Paiva, a Prefeita em exercício, Sidonay Socorro Litaiff Ramalho, o vice-presidente da Câmara Municipal de Carauari, Paulo Sérgio Lima Cavalcanti. Vereadores, Conselheiros tutelares municipais, Exército e Militares também prestigiaram o evento.

carauari 3 f48b9

Apelo Popular
Há um ano, o Ministério Público apresentou projeto de sede no Município para a viabilização da estrutura física e, assim, osserviços prestados à população. Sem medir esforços e, atendendo ao apelo popular, a concretização dessa obra foi alcançada.
“Sabemos que o Município precisava de uma Promotoria de Justiça atuante, como tem sido o seu desempenho. Nesse prédio, chovia mais dentro do que fora. Ainda assim, o Dr. Eduardo permaneceu, persistiu”, falou a Prefeita em exercício, Sidonay Ramalho