Ouvidora-Geral do MPAM participa de evento da CGE em homenagem ao Dia Nacional do Ouvidor

diadoouvidor a1557

 

Nesta quarta-feira, dia 16 de março, comemora-se o Dia Nacional do Ouvidor, data instituída pela Lei n.° 12.632/12 que celebra a relevância das ouvidorias como autênticos e genuínos canais de comunicação entre o cidadão e as Instituições, públicas ou privadas.

Nesse sentido, ocorreu na sede do Governo do Estado do Amazonas, na manhã da presente data, evento organizado pela Controladoria-Geral do Estado do Amazonas (CGE/AM) alusivo ao Dia Nacional do Ouvidor. O encontro reuniu Ouvidores e servidores das ouvidorias dos órgãos que compõe o Sistema Estadual de Ouvidorias do Amazonas (Se-OUV) e contou com a participação ilustre da Ouvidora-Geral do Parquet amazonense, Dra. Jussara Maria Pordeus e Silva.

Na ocasião, a Ouvidora-Geral proferiu palestra enaltecendo, dentre outros aspectos: (1) o acolhimento do cidadão no atendimento prestado pelas ouvidorias; (2) o reconhecimento do cidadão como sujeito de direitos; (3) a escuta qualificada e humanizada do cidadão; (4) a carta de Ouvidorias Sustentáveis da Rede Nacional de Ouvidorias do Conselho Nacional do Ministério Público; (5) destacando, ainda, a Ouvidoria do Ministério Público amazonense, seus projetos e boas práticas.

Ao final do evento, a Ouvidora-Geral foi agraciada com uma placa de homenagem entregue pelo Controlador-Geral do Estado do Amazonas, Otávio de Souza Gomes, e pelo Subcontrolador-Geral de Transparência e Ouvidoria, Rogério de Sá Nogueira, pela participação e profícua explanação no evento em homenagem ao Dia Nacional do Ouvidor.