MPAM prestigia evento de inauguração da sala do Nupemec do Tribunal de Justiça do Amazonas

nupetec 95e5d

 O Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) tem a missão de aperfeiçoar a solução e prevenção de conflitos

O Ministério Público do Amazonas (MPAM), representado pela Promotora de Justiça Anabel Vitória Pereira Mendonça de Souza, titular da 33ª Promotoria de Justiça de Família e Coordenadora do Núcleo Permanente de Autocomposição (Nupa), prestigiou o evento de inauguração da sala do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM). O evento aconteceu na quarta-feira (16/03), por volta de 11 h, no Fórum Cível Desembargadora Euza Maria Naice de Vasconcelos, localizado na zona Centro-Sul de Manaus.
Estiveram presentes no evento o Desembargador Délcio Luís Santos, presidente do Sistema Permanente de Mediação e Conciliação (Sispemec); o Juiz de Direito Gildo Alves de Carvalho Filho, Coordenador do Nupecmec; o Defensor Público Geral do Amazonas, Ricardo Queiroz de Paiva, além de outros magistrados, membros dos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscs) e servidores da administração do Núcleo.
Em seu discurso, a Promotora Anabel destacou a importância da existência do Núcleo na resolução dos conflitos, que faz com que essas situações sejam solucionadas sem passar pelo Judiciário.

“Gosto de falar em transformação de conflito, muitas vezes, ele se transforma mais do que soluciona. Essa forma de mediá-los mostra o avanço no Judiciário amazonense, pois, para dar Justiça é preciso olhar para o ser humano de uma forma completa. O homem é um ser complexo e, por esse motivo, merece que nós tenhamos atenção especial para incluir outros pensamentos, além do jurídico, mostrando que o acesso à Justiça é fazer com que as pessoas compreendam que elas mesmas podem solucionar ou transformar seus próprios conflitos. No âmbito no MPAM, já nos utilizamos de metodologias autocompositivas, como a mediação, a negociação e os Círculos de Construção de Paz, aplicados às demandas que chegam ao Nupa”, declarou a Promotora de Justiça Anabel Vitória Pereira Mendonça de Souza.

O Coordenador do Núcleo, Juiz Gildo Alves de Carvalho Filho, agradeceu pelo apoio dos magistrados e relembrou a importância do setor para o sistema de Justiça amazonense.
“Tudo foi projetado pensando na sociedade, que é nosso principal foco, por isso, precisamos estar preparados para receber as demandas daqueles que, quando necessitam, nos chamam. Precisamos estar cada vez mais próximos da nossa sociedade”, defendeu o Juiz.

Finalizando o evento, o Presidente do Sispemec, Desembargador Délcio Luís Santos, ressaltou ainda mais a importância dessa forma de conduzir os conflitos, por meio da Justiça restaurativa, que se orienta pela criatividade e sensibilidade, a partir da escuta qualificada dos envolvidos.

“Todos temos o mesmo objetivo, mudar a cultura do litígio na autocomposição, tentando fazer com que as partes fiquem satisfeitas ali, naquela conversa, desafogando o poder judicatório. O nosso ideal, e o que procuramos fazer, é difundir a cultura da autocomposição e resolver de forma mais pacifica a situação”, finalizou o Desembargador.