MPAM oferece módulo sobre Justiça Restaurativa em Curso de Vitaliciamento para Promotores de Justiça Substitutos

cursovitaliciamento e9bfc

O módulo teve como objetivo levar os Promotores de Justiça substitutos a conhecerem as bases da Justiça Restaurativa, uma metodologia que busca a transformação do conflito de uma forma criativa e não convencional

O Ministério Público do Amazonas (MPAM) realizou, na manhã do último dia 30, o módulo Justiça Restaurativa e Círculos de Construção de Paz, dentro da programação pedagógica da 11ª turma do Curso de Vitaliciamento para Promotores de Justiça Substitutos, organizado pelo Centro de Estudo e Aperfeiçoamento (CEAF). O módulo teve como objetivo levar aos membros do Ministério Público substitutos, as bases e as formas de operacionalizar a Justiça Restaurativa no âmbito de atuação do Ministério Público.
Segundo a instrutora do módulo, a Promotora de Justiça e coordenadora Núcleo Permanente de Autocomposição do Ministério Público (Nupa) Anabel Mendonça, o módulo ministrado serviu para ampliar a visão dos novos Promotores.
"O módulo sobre Justiça Restaurativa traz como objetivo viabilizar aos novos Promotores de Justiça empossados, o conhecimento de uma metodologia que se revela imprescindível para buscar a transformação dos conflitos sociais”, disse a ministradora.
O módulo teve carga horária de quatro horas, em modo presencial, em que os membros foram instruídos sobre os conceitos, valores e práticas da Justiça Restaurativa, bem como sobre a importância do papel do facilitador para a transformação dos conflitos. Ao final do módulo, os membros apresentarão, no prazo de uma semana, um artigo jurídico com o tema: " A Justiça Restaurativa no âmbito do Ministério Público".