Campanha Juntos Pela Vida reúne gestores escolares de Manaus pela vacinação de crianças e adolescentes

juntos01 cb9c1

O evento reuniu mais de 200 pessoas, entre autoridades envolvidas e gestores interessados em aderir à campanha de estímulo à vacinação de crianças e adolescentes

O Procurador-Geral de Justiça do Amazonas, Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, apresentou, hoje (07/06), o selo de certificação das instituições de ensino que aderirem ao projeto Juntos Pela Vida. A apresentação ocorreu durante o I Encontro de Gestores Escolares, no primeiro dia de programação do projeto, que visa ampliar a cobertura vacinal entre crianças e adolescentes, no auditório Carlos Alberto Bandeira de Araújo, na sede do Ministério Público do Amazonas (MPAM), zona Oeste de Manaus. 

"Devemos ter em mente senhores que a cobertura vacinal é inquestionavelmente um tema sensível mas que não se limita à proteção individual, visa garantir proteção em massa contra doenças graves, que podem, infelizmente, levar à morte ou a incontáveis e indesejadas sequelas, em cada um de nós e em nossos entes mais caros", declarou o Procurador-Geral de Justiça, Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior.

A Coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Proteção e Defesa dos Direitos Constitucionais do Cidadão, dos Direitos do Consumidor e da Defesa do Patrimônio Público (CAO-PDC), Procuradora de Justiça Silvana Nobre de Lima Cabral, fez a apresentação do selo da campanha e explicou a dinâmica adotada pelo órgão ministerial para o desenvolvimento do projeto. A idealizadora do projeto falou sobre a aprendizagem decorrente do período de pandemia, apontando os prejuízos resultantes da ausência de vacinação e da evasão escolar. "As pessoas não morrem somente em razão da doença, mas também pelo abandono da escola, que causa a morte intelectual e gera efeitos nefastos, inclusive para a compreensão de que a vacina salva vidas. Os professores, como base da educação, são essenciais para combater isso, influenciando o cuidado individual que contribui para o coletivo, afinal, o que vivemos com a Covid não queremos viver com o sarampo, a poliomielite e a vacinação é fundamental para isso", apontou.

juntos2 4c824

A Coordenadora do CAO-IJ, Promotora de Justiça Romina Carmem Brito Carvalho, destacou a participação solidária entre gestores, professores e comunidade escolar para o êxito do projeto Juntos Pela Vida. "O objetivo da palestra é conscientizar os pais, principalmente, por meio dos gestores de cada escola, acerca da importância da colaboração de toda a comunidade escolar, não só para o êxito do projeto, mas também para o alcance do objetivo maior de assegurar, pelo cumprimento do papel de cada um, o Direito à Saúde de nossas crianças e adolescentes e da sociedade em geral", afirmou.