MPAM marca presença em Roda de Conversa sobre movimento de Mulheres Negras no Amazonas

Atuação do MPAM promove adequação de acessibilidade em lojas do Centro da Cidade 79 6e759

A data também celebra o Dia Internacional da Mulher Afro-Latino-Americana e Afro-Caribenha

O Ministério Público do Amazonas (MPAM), representado pela Promotora de Justiça Karla Cristina da Silva Sousa, participou, na última segunda-feira (25), da “Roda de Conversa: Mulheres Negras Movem o Amazonas – Direitos, vitórias e o futuro com nós”, evento este que abriu a programação do Festival “Até o Tucupi”, que iniciou no dia 25 e vai até o dia 30 de julho.
“A data traz à memória, a importância da Mulher Negra, Latina e Caribenha na construção de nossa sociedade. É urgente que os debates em torno dessas violências se potencializem, trazendo notoriedade a essa estatística, transformando esse imaginário em respeito e gratidão. Ao Ministério Público interessa ser instrumento de transformação dessa lógica, convertendo os espaços de debate em materialização de direitos a essas mulheres”, explicou a Promotora de Justiça.
Em 1992, na República Dominicana, mulheres negras definiram o dia 25 de julho, como o Dia Internacional da Mulher Afro-Latino-Americana e Afro-Caribenha, uma data com o objetivo de pressionar a Organização das Nações Unidas (ONU) a lutar contra as opressões de gênero e raça. Além disso, também é celebrado o Dia Internacional de Tereza de Benguela, líder quilombola que enfrentou a escravidão por mais de 20 anos.