Escola rural ribeirinha é a 1ª a atingir meta de mais de 80% de alunos vacinados no projeto Juntos Pela Vida

emmcanaãjuntos 95215

                                                 Entrega do selo Juntos pela Vida à Escola Municipal Canaã II está prevista para segunda quinzena de setembro 

A Escola Municipal Canaã II, localizada na Comunidade Lago do Julião, Tarumã Mirim, no Rio Negro, foi a primeira a atingir a meta de mais de 80% de alunos vacinados, com a devida comprovação de documentos, conforme o regulamento do projeto Juntos pela Vida, do Ministério Público do Amazonas (MPAM). Hoje, 15/08, a escola recebeu uma comitiva do MPAM que, além de checar a documentação vacinal dos estudantes, conversou com alunos e professores sobre a importância da vacinação na comunidade escolar. A escola receberá o selo Juntos Pela Vida na segunda quinzena de setembro.

“A escola se inscreveu para certificação e alcançou mais de 90% de estudantes vacinados. Na visita foi possível observar o envolvimento e preocupação dos discentes e docentes com a proteção e vida de todos”, relatou a Procuradora de Justiça e Coordenadora do CAO-PDC (Centro de Apoio Operacional de Proteção e Defesa dos Direitos Constitucionais do Cidadão, dos Direitos do Consumidor e da Defesa do Patrimônio Público), Silvana Nobre de Lima Cabral, que também é uma das idealizadoras do projeto.

Para alcançar e bater a meta de mais de 80% de alunos vacinados, a comunidade escolar, familiares de alunos, professores, pedagogos e gestores uniram esforços aos servidores do posto de saúde da Comunidade Lago do Julião. 

“É muita felicidade ter atingido essa meta em uma zona ribeirinha. Dentro da nossa comunidade não temos posto de vacinação, recebemos uma única visita durante a semana. É uma dificuldade para medicamentos chegarem e ainda tínhamos alguns alunos sem a vacinação, mas nos organizamos e fizemos uma parceria com os funcionários do posto. Isso ajudou bastante, foi um esforço conjunto. A nossa meta continua sendo que todas as nossas crianças sejam vacinadas”, explicou Erika Araújo Souza, gestora da Escola.

A comitiva do MPAM também foi integrada pelas Promotoras de Justiça Dra. Renata Cintrão (59ª Promotoria de Justiça de Educação) e Dra. Cláudia Câmara (54ª Promotoria de Justiça de Saúde Pública), pela equipe do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf) do MPAM e por assessoras representantes da Divisão Distrital - Zona Rural da Secretaria Municipal de Educação (DDZ Rural – Semed). 

O projeto Juntos Pela Vida

O projeto tem o objetivo de ampliar a cobertura vacinal infantojuvenil, na faixa de cinco a 17 anos no Amazonas. A estratégia adotada para o contato com a população é a ação direta junto às redes de ensino pública e privada do Estado. 

O projeto foi concebido por membros do CAO-PDC e do CAO-IJ (Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça da Infância e Juventude) e tem incialmente ao longo de um ano, qualquer escola pública ou privada, com interesse na certificação, pode ser inscrita por meio do site: www.mpam.mp.br

Mais informações: 92 99602-1566 e pelo e-mail:juntospelavida@mpam.mp.br