Em Campanha Justiça pela Paz em Casa, MPAM obtém a condenação de dois homens pelo crime de feminicídio

feminicídio a93df

Durante a campanha Justiça pela Paz em Casa, as instituições que compõem o Sistema Judiciário realizam um esforço conjunto para analisar e julgar processos que envolvem violência contra mulheres

Representando o Ministério Público do Amazonas (MPAM), a Promotora de Justiça Lilian Nara Pinheiro participou da sessão de júri popular que condenou Lucas Costa Figueiredo, conhecido como "Luquinho", e Josimar Lins Fernandes, conhecido como "Topete", por feminicídio, tentativa de feminicídio e homicídio qualificado cometidos em junho de 2019. As penas aplicadas aos dois réus foram de, respectivamente, 51 e 52 anos de prisão.

A sessão de julgamento começou às 9h da segunda-feira (15/08) e encerrou com a leitura da sentença no início da madrugada desta terça-feira (16/08). Foram ouvidas a vítima de homicídio tentado e as testemunhas de acusação e de defesa. Durante os debates em plenário, o MPAM pediu a condenação dos réus nos mesmos termos da sentença de pronúncia. Os dois indivíduos foram absolvidos das acusações de furto.

“Neste julgamento, obtivemos a condenação dos dois réus acusados de feminicídio contra uma adolescente e de tentativa de feminicídio contra uma amiga da vítima. A penalização dos acusados ganha relevância pela necessidade de se combater todas as espécies de violência contra a mulher e de atuar com o rigor máximo para casos de feminicídio, a fim de coibir a prática de tais crimes”, enfatizou a Promotora de Justiça Lilian Nara Pinheiro.

Foto: TJAM