MPAM acompanha cumprimento de TAC para corrigir irregularidades no Hospital de Tefé

hospitaltefé 5073d

Os termos de Ajustamento de Conduta tratam da destinação adequada do lixo hospitalar, da instalação de sistema de combate a incêndio e da substituição de mobiliário

O Ministério Público do Amazonas (MPAM), por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Tefé, firmou três Termos de Ajustamento de Conduta (TAC) com a Prefeitura desse Município, visando a implementação de medidas necessárias à correção de irregularidades no funcionamento do Hospital Regional de Tefé. Os TACs foram assinados no dia 29/08, pelo Promotor de Justiça Thiago de Melo Roberto Freire e pelo Prefeito de Tefé, Nicson Marreira de Lima. As multas aplicadas, em caso de descumprimento dos termos, variam de R$ 1 mil a R$ 2 mil por dia.

“As irregularidades foram identificadas durante inspeções presenciais realizadas pelo MPAM. Instauramos os procedimentos devidos, e, buscando melhor resolutividade, demos início a tratativas extrajudiciais, nas quais estão assentados os termos de Ajustamento de Conduta. Os TACs estabelecem as medidas e os prazos respectivos para a solução das irregularidades no funcionamento do Hospital Regional de Tefé. Agora, o MPAM vai acompanhar e cobrar a efetivação disso”, explicou o Promotor de Justiça Thiago de Melo.

A implementação do sistema de combate a incêndio deve ser feita no prazo de seis meses e, um mês a partir disso, deve ser feito o treinamento de funcionários e criação de Brigada de Incêndio. Acerca do mobiliário, as medidas preveem a reforma de colchões e cadeiras, com substituição do tecido por material impermeável, e a renovação do enxoval, no prazo de 120 dias. Em relação ao lixo hospitalar, a Prefeitura deve apresentar ao MP o plano de separação, coleta e destinação final no prazo de três meses e, mensalmente, um relatório das ações respectivas tomadas. A efetiva comprovação da separação, coleta e destinação do lixo hospitalar deve ser feita em 9 meses, contados da assinatura dos TAC.