Definidos os fluxos de atendimento a crianças e adolescentes vítimas de violência em Itacoatiara

PALESTRA PRISCILLA 14a06

O estabelecimento dos fluxos atende às determinações da Lei nº 13.431/2017 e é resultado do esforço conjunto dos órgãos integrantes da rede de proteção infantojuvenil no Município

No último dia 31/08, o Ministério Público do Amazonas (MPAM), por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Itacoatiara, participou do lançamento dos fluxos e protocolo de atendimento, a serem adotados, de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência, principalmente a violência sexual. O evento aconteceu no Auditório do Fórum José Rebelo de Mendonça, reunindo representantes da Polícia Civil, Prefeitura Municipal, Conselhos Tutelares, Vara da Infância e Juventude e do Ministério Público do Amazonas.

A elaboração dos fluxos de atendimento de crianças e adolescentes ocorreu durante curso ministrado pela Organização Internacional World Childhood Foundation (Childhood Brasil) em parceria com a Fundação André e Lucia Maggi (FALM) aos integrantes da rede de proteção do Município.

“Após meses de aulas e reuniões, a rede de proteção à Infância e Juventude fez esse grande avanço em Itacoatiara. Além de grande parte da rede já está habilitada a realizar a escuta especializada, foram estabelecidos os fluxos de atendimento, humanizando o procedimento e criando uma forma mais rápida e eficiente de atender essas vítimas, já tão vulneráveis, sempre com a finalidade de acabar com a revitimização”, explicou a Promotora de Justiça Priscilla Carvalho Pini, titular da 2ª PJ e que atua na área da Infância e Juventude na comarca.