Na véspera do Dia das Crianças, MPAM entrega donativos a entidades que atendem crianças e adolescentes com TEA

amigosolidarioentrega c1032

O Ministério Público do Amazonas (MPAM), pela coordenadoria do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça da Infância e Juventude (CAO-IJ), fez a entrega dos donativos arrecadados na campanha Amigo Solidário 2022, que beneficiou crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) atendidas por quatro entidades. Na véspera do Dia Das Crianças, no Parque Cidade da Criança, com a presença do Homem Aranha e das princesas Elsa e Mirabel, foram entregues 50 cestas básicas, 87 kits de brinquedos, 20 kits de educação financeira, além de brinquedos avulsos, mais de cem kits de higiene bucal e outros itens de cuidados com o corpo.

“Esse ano estamos celebrando a infância com muita solidariedade e inclusão. Fizemos esse trabalho com muito carinho e dedicação. O intuito maior do Ministério Público é nos aproximarmos da sociedade, população e, especialmente, das crianças”, disse a idealizadora da campanha, a Coordenadora do CAO-IJ e Promotora de Justiça Romina Carvalho.

As doações foram feitas às entidades AMA (Associação Amigos do Autista), MUPA (Associação Mães Unidas Pelo Autismo), MOAB (Associação Movimento Orgulho Autista) e EAMAAR (Espaço de Atendimento Multidisciplinar do Autismo Amigo Ruy).

O Instituto de Pesquisas e Educação Para o Desenvolvimento Sustentável (Ipeds) contribuiu com kits de educação financeira e participou das atividades oferecendo uma oficina sobre o tema para crianças e adolescentes com TEA.

“Estamos recebendo essa homenagem a nossos pacientes, pelo Ministério Público, com uma satisfação imensa. A gente precisa sensibilizar para a urgência da necessidade de políticas de saúde pública. O autismo é hoje a maior deficiência no mundo. De cada 35 crianças, uma é autista. É importante que a sociedade perceba que não se trata de uma causa isolada. Precisamos de políticas públicas à altura”, afirmou o diretor do EAMAAR, Alexandre Gald.

mosaico amigos 0d05f

O Promotor de Justiça Vitor Fonsêca, titular da 42ª Promotoria de Justiça de Direitos da Pessoa Idosa e da Pessoa com Deficiência, destacou a necessidade de uma atuação resolutiva e da aproximação com a sociedade por parte do Ministério Público. Na opinião do Promotor, a sociedade, de maneira ampla, deve mudar paradigmas para acolher e garantir os direitos das pessoas com deficiência.

“Pai, mãe, não é seu filho que é difícil, é a sociedade que impõe todo tipo de dificuldades. Contem com o Ministério Público nessa luta”, asseverou.

O presidente da Associação Amazonense do Ministério Público (AAMP), Promotor de Justiça Alessandro Samartin, relatou que a condição de tio de criança com TEA o ajuda a perceber tanto as “angústias” quanto as “bênçãos” de ter uma criança autista na família.

“É preciso olhar o mundo de forma diferente, buscando sempre a inclusão e e a realização das pessoas, o desenvolvimento pleno de suas potencialidades”.

A entrega dos donativos foi prestigiada por representantes do Tribunal de Justiça do Amazonas, da Defensoria Pública do Estado do Amazonas, da Assembleia Legislativa do Estado e da Secretaria Municipal de Saúde.

 

Fotos: Hirailton Gomes / ASCOM-MPAM