Programa Papo Cidadão discute o impacto das fake news nos índices de vacinação

fake nesw pc1 c4ca7

Mediado pela professora Adriana Antony, o debate reuniu a jornalista Maíra Pessoa Fragoso, a infectopediatra Tyane de Almeida Jardim e a influencer Carolina Heinrichs, no Centro de Mídias de Educação do Amazonas

O programa Papo Cidadão desta terça-feira (18/10) reuniu especialistas da área da Saúde, Vigilância Sanitária e Comunicação para discutir o impacto das fake news no baixo índice de cobertura vacinal registrado no Estado. O tema reforça o objetivo do projeto Juntos Pela Vida, idealizado pelo Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça dos Direitos do Cidadão e realizado em parceria com o Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional do Ministério Público do Amazonas.

O fenômeno das fake news, surgido em meio às redes sociais, ganhou proporções assustadoras a partir de 2019, no período de reclusão social imposto pela pandemia de covid 19. “A pandemia escancarou a disseminação de informações falsas, inverídicas ou manipuladas acerca da segurança da vacinação, no momento em que a população ansiava por uma vacina contra a covid-19, o que acabou gerando outra pandemia, da desinformação”, pontuou a jornalista Maíra Fragoso.

Na abertura do programa, a coordenadora do Cao-PDC, Procuradora de Justiça Delisa Olívia Ferreira, reiterou o compromisso do órgão ministerial com a proteção da Saúde e do bem-estar da população amazonense materializado na execução do Juntos Pela Vida. “O projeto busca incentivar a imunização de crianças e adolescentes, por meio da conscientização de pais e responsáveis acerca da importância da vacinação para a prevenção e ressurgimento de doenças que já haviam sido erradicadas em nossa sociedade”, observou.