Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica - Região Norte homenageia Procuradoras e Promotoras de Justiça do MPAM

mulheres2 f1ed6

Membros do Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) foram homenageados com placas e medalhas de mérito, conferidas pela Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica - Região Norte (Abmcj - Região Norte) durante o “II Encontro da Abmcj Região Norte”. A cerimônia de premiação foi realizada hoje, 1/12, no Auditório Carlos Alberto Bandeira de Araújo, na Sede do MPAM. Na ocasião, a Abmcj concedeu placas de Honra ao Mérito ao Procurador-Geral de Justiça, Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, à Secretária-Geral do MPAM, Lílian Maria Pires Stone e à Procuradora de Justiça Anabel Vitória Pereira Mendonça de Souza. A Procuradora de Justiça Antonina do Couto Valle, falecida em fevereiro de 2021, foi homenageada com um minuto de silêncio.

“Como chefe desta Instituição Ministerial, honra-me que o II Encontro da Abmcj Região Norte seja por nossa casa sediado e ainda mais, que tantas mulheres desta grande família ministerial sejam agraciadas com a presente homenagem. Parabéns a cada uma das homenageadas, seus exemplos e legados certamente ajudarão a mudar a história de todas as mulheres”, disse o Procurador-Geral de Justiça, em seu discurso.

Entre as 65 medalhas concedidas, 16 foram para membros do MPAM, sendo 12 para as Procuradoras de Justiça Rita Augusta de Vasconcellos Dias, Sandra Cal Oliveira, Suzete Maria dos Santos, Maria José da Silva Nazaré, Liani Mônica Guedes de Freitas Rodrigues, Karla Fregapani Leite, Sílvia Abdala Tuma, Neyde Regina Demósthenes Trindade, Silvana Nobre de Lima Cabral, Jussara Maria Pordeus e Silva, Delisa Olívia Vieiralves Ferreira e Sarah Pirangy de Souza, e quatro para as Promotoras de Justiça Sheyla Andrade dos Santos, Renilce Helen Queiroz de Souza, Marlinda Maria Cunha Dutra e Cláudia Maria Raposo da Câmara.

“Esse é o momento de ressignificar o caminho a ser trilhado de profundas reflexões. A pavimentação dessa estrada libertária, para todas as mulheres, não se faz de modo isolado, único. Muitos nos antecederam para que pudéssemos avançar na luta pelos direitos humanos das mulheres, abriram as trincheiras, sacrificaram seu tempo e até suas vidas”, disse Maria Gláucia Barbosa Soares, Coordenadora Regional Norte da Abmcj, que realizou o evento.

Além dos membros do MPAM, inúmeras mulheres que atuam nas diversas carreiras jurídicas foram homenageadas, entre magistradas, procuradoras, advogadas, defensoras, policiais, assessoras, com destaque para a jurista, Ministra Eliana Calmon Alves, a primeira mulher a integrar o Superior Tribunal de Justiça.

No período da tarde foi lançado o movimento Literário Abmjc e realizado painéis “Protagonismo Feminino e Desafios nas Carreiras Jurídicas Contemporâneas” e “As Peculiaridades da Jurisdição Ambiental e Agrária na Região Amazônica e a Criação do Tribunal Federal da Amazônia”. O evento foi encerrado com a palestra “A Ascensão da Mulher na Magistratura Brasileira: Dificuldades e Desafios” e com a leitura da Carta do II Encontro da Abmcj Região Norte.

mulhers 610e7

A Abmcj

A Abmcj é uma organização não governamental de juristas, de âmbito nacional, fundada em 1985, com o objetivo de contribuir para o estudo crítico do Direito e ações direcionadas sob a perspectiva da defesa do Empoderamento das Mulheres de Carreira Jurídica, da luta pela igualdade de gênero e demais temáticas relevantes ao desenvolvimento da mulher como ser humano.