MPAM alerta sobre o impacto da corrupção no dia a dia dos amazonenses

corrupto ee648

Ao longo desta semana, o Ministério Público do Amazonas fará postagens diárias, em suas redes sociais, ressaltando o quanto a corrupção impacta negativamente a vida das pessoas

Em alusão ao Dia Internacional Contra a Corrupção, 09, o Ministério Público do Amazonas (MPAM) dialoga sobre os efeitos que a corrupção traz no cotidiano da sociedade. A data foi estipulada em um acordo entre 140 países, durante Assembleia Geral das Nações Unidas, que tem o objetivo de promover e fortalecer medidas de combate à corrupção, seguindo princípios como integridade e transparência.

Segundo o Promotor de Justiça, Edinaldo Aquino Medeiros, a corrupção é um tema bastante complexo e, nos últimos anos, se transformou em uma espécie de luta dos bons contra os maus. Para muitos, corrupto é sempre o outro. Mas, na verdade, mesmo sem admitir, um cidadão comum pode fazer parte da rede de corrupção se subornar um guarda, comprar um produto pirata, fraudar um concurso, negociar com um fiscal para escapar de alguma lei. Para existir o corrupto, é preciso existir o corruptor.

“É necessário um combate incessante contra os grandes corruptos que se apropriam dos recursos públicos, que vai faltar para investir na Educação, na Saúde, no asfalto das ruas e até na oferta de lazer para todos. Mas também é necessário investir na mudança cultural, que já avançou muito, mas precisa evoluir ainda mais. A população precisa conhecer mais, cobrar mais e exercer a cidadania de forma plena cobrando direitos, cumprindo obrigações e especialmente exercendo o papel fiscalizador dos gastos públicos”, relatou o Promotor de Justiça.

A partir da campanha elaborada pelo Grupo Nacional de Defesa do Patrimônio Público – órgão do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais dos Ministérios Públicos dos Estados e da União (CNPG) –, o MPAM publicará, ao longo desta semana, postagens diárias em suas redes sociais ressaltando o quanto a corrupção impacta negativamente a vida dos amazonenses.

 

Áreas do Ministério Público

Atualmente, o Órgão possui 06 promotorias de Justiça especializadas de defesa do Patrimônio Público, integrando o grupo nacional de Defesa do Patrimônio Público e a rede de Controle de órgão de fiscalização.