Procuradora de Justiça Anabel Mendonça representa MPAM na cerimônia de posse da nova Diretoria do TJAM

fotocapa principal 15cb4

Em 131 anos de existência, a Desembargadora Nélia Caminha Jorge é a terceira mulher a chefiar o Tribunal de Justiça do Amazonas

O Ministério Público do Amazonas (MPAM), representado por sua Procuradora de Justiça Anabel Mendonça, participou, na tarde desta segunda-feira, 02/01, da cerimônia de posse da nova Diretoria do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), realizada no Teatro Amazonas, Zona Central de Manaus.

Na ocasião, o Desembargador Flávio Pascarelli passou a presidência do TJAM para a Desembargadora Nélia Caminha Jorge, biênio 2023/2025, que se torna a terceira mulher a comandar a mais alta corte jurídica do Estado.

Em seu discurso solene, a Procuradora de Justiça Anabel Mendonça relembrou a história da Presidente, destacando a importância da ascensão das mulheres amazonenses a cargos de chefia no Estado, bem como ser um fato histórico para o TJAM, em 131 anos de existência.

“A posse da Desembargadora Nélia representa um momento importante para todas as amazonenses, que novamente se sentem representadas pela mulher, desembargadora e presidente do Judiciário Estadual. Mais uma vez, quebra-se o “viés de normalidade”. Destaque-se que o acesso feminino aos espaços de poder das instituições públicas representa a essencial sincronia ao processo de afirmação e efetivação da igualdade de gênero, tanto necessário para a evolução social quanto caro à nossa história de luta”, declarou a Procuradora de Justiça.

Representantes dos Poderes Estaduais e Municipais estiveram presentes, dentre eles, o Governador do Estado do Amazonas, Wilson Lima, e o Prefeito de Manaus, David Almeida. Autoridades e personalidades também prestigiaram o evento.