MPAM retoma treinamento presencial para formação de mediadores comunitários

4F47742D BA87 4F81 8BFF 809D40E4E3BB 6650a

Programa de mediação comunitária no Estado é uma inciativa do Nupa, que busca a ampliação e a consolidação das políticas públicas de pacificação social

Após a pandemia da covid-19, o Ministério Público do Amazonas (MPAM), por meio do Núcleo Permanente de Autocomposição do Ministério Público do Amazonas (NUPA), retomou o treinamento presencial para formação de mediadores comunitários, realizando a primeira edição do curso de 2023 na tarde desta quinta-feira, 23/3, no bairro Adrianópolis, região Centro-Sul de Manaus.

Na ocasião, os voluntários participantes receberam treinamento para o desenvolvimento de métodos consensuais na solução e transformação de conflitos, a fim de ampliar a necessária promoção de política pública de pacificação social.

"Envidar esforços para realizar Política Pública de Pacificação Social vem a ser um dos mais relevantes escopos do MPAM, que por meio de seu Núcleo Permanente de Autocomposição assume a responsabilidade de buscar a parceria da Sociedade Civil e de outras Instituições de Estado, por intermédio de seu Programa de Mediação Comunitária, sob a Coordenadoria do NUPA-MPAM, transformando os conflitos próprios do humano em relação e suas complexidades dentro das próprias Comunidades.Essa fase do Programa - parte prática supervisionada - do referido curso de formação, encontra-se sob a responsabilidade e supervisão da servidora Bruna Maia Cordeiro Gomes, Agente Técnico-Juridico do MPAM e a Psicopedagoga Ana Regina Marinho Rufino Pinto,” declarou a Coordenadora do NUPA e Procuradora de Justiça, Anabel Mendonça.

A líder comunitária da Colônia Antônio Aleixo Cleo Vianna destacou a importância de as pessoas serem ouvidas e a dificuldade na resolução dos conflitos pelo fato de um indivíduo não se sentir compreendido pelo outro.

“As pessoas querem ser ouvidas. Às vezes, não conseguem resolver conflitos por não se sentirem compreendidos pelo outro e por não terem a sensibilidade de entender e escutar. Enfim, a pessoa só quer ser ouvida”, disse Cleo Vianna.

Programa dos Núcleos de Mediação Comunitária

O Programa dos Núcleos de Mediação Comunitária tem por objetivo a implementação de Núcleos de Mediação Comunitária nas comunidades da Capital e demais municípios do Amazonas, com espaço reservado para a mediação extrajudicial de conflitos, realizada por meio de Mediadores Comunitários formados pelo NUPA-MPAM.

A implementação dos núcleos representará um avanço na direção da democracia participativa, na medida em que proporciona a efetivação de direitos fundamentais como o acesso à Justiça, solução e a prevenção da má administração dos conflitos, com uma concepção ainda mais ampla de valorização dos cidadãos, oferecendo-lhes estímulos à resolução cooperativa e pacífica de conflitos, mitigando assim a exclusão social.

Para mais informações, acesse o site: https://www.mpam.mp.br/areas-de-atuacao/nucleos-de-atuacao/nupa-mpam ou entre em contato via telefone: (92) 3655-0677 / 3655-0676 e e-mail: nupa@mpam.mp.br