MPAM participa do I Fórum de Saúde da Criança e Adolescente Indígena da Região Norte

caparomina1 28bd9

Evento promovido pela Sociedade Brasileira de Pediatria buscou debater as prioridades na saúde dos povos originários da maior região do país
A coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude do Ministério Público do Amazonas, Promotora de Justiça Romina Carvalho, participou, no último dia 23/6, do I Fórum de Saúde da Criança e Adolescente Indígena da Região Norte, realizado simultaneamente com o IX Fórum Nacional em Defesa da Saúde da Criança Indígena da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).
O evento teve participação do Departamento de Atenção Primária à Saúde Indígena do Ministério da Saúde e busca a retomada das questões da saúde indígena pela SBP junto ao Ministério da Saúde. O presidente da SBP destacou a importância da participação do MPAM no evento, destacando que, “O envolvimento do MP é extremamente importante em todos os níveis de atenção social, incluindo a saúde brasileira de uma maneira geral, pois, por meio dele, podemos fazer contestações com base em direitos coletivos e individuais”, defendeu.
“Garantir o Direito à Saúde e ao pleno desenvolvimento das crianças e adolescentes indígenas da nossa região é decisão política de extrema importância no momento em que a vulnerabilidade desses povos se mostra cada vez mais grave. É hora de dar vez e voz aos povos originários de nossa terra e o Ministério Público do Amazonas não poderia se omitir nessa luta”, declarou a coordenadora do CAO-IJ, Romina Carvalho.
No evento, o Grupo Movatia - composto por crianças indígenas - fez uma apresentação aos participantes, na qual contaram, por meio da dança, a história do Povo Tikuna. Na sequência, foram entregues as placas em agradecimento à realização do 1º PedNorte. Receberam a homenagem o presidente da SBP, Dr. Clóvis Francisco Constantino e a 2ª diretora financeira e coordenadora das mesas temáticas do Fórum, Dra. Maria Angélica Barcellos Svaiter.
Também participaram do evento, a 2ª vice-presidente da SBP e coordenadora geral do Fórum e do Grupo de Trabalho em Saúde das Crianças e Adolescentes dos Povos Originários do Brasil, Anamaria Silva; o assessor técnico do DAPSI, Vanderson Gomes de Brito, no ato representando a ministra da Saúde, Nísia Trindade; a presidente da Sociedade Amazonense de Pediatria, Adriana Taveira; a chefe da Divisão de Promoção da Equidade das Populações Vulneráveis da Secretaria de Saúde de Manaus, Ana Madria Rocha; e a coordenadora dos Povos Indígenas de Manaus e entorno, Marcivana Sateremaué.