MPAM emite Recomendação para regularização de estoque da Farmácia Central de Barcelos

farmaciabarcelos 7ac34

Recomendação também prescreve que os geradores de energia elétrica do Hospital da cidade sejam consertados em 48h

O Ministério Público do Amazonas (MPAM), por meio da Promotoria de Justiça de Barcelos, emitiu, nesta segunda-feira (14/8), uma Recomendação de Urgência ao Prefeito, ao Secretário Municipal de Finanças e à Secretaria Municipal de Saúde de Barcelos/AM para que seja garantido o abastecimento da Farmácia Central do município, após constatação de falta de medicamentos essenciais, tais como remédios para controle de hipertensão arterial, anemias, dores, febre e doenças psiquiátricas. O Município tem o prazo de 48h para regularizar o abastecimento da Farmácia Central.
“Durante a vistoria realizada no dia 9/8, identificamos a inexistência de certos medicamentos básicos, alguns de uso contínuo, ‘zerados’ há, pelo menos, 30 dias. Verificamos que o farmacêutico, responsável técnico, havia feito o pedido de reposição dos medicamentos desde o dia 5/7, e que, até então, o pedido não havia sido atendido, evidenciando uma inércia de aproximadamente 40 dias para o atendimento de direito básico da população”, justifica a Promotora de Justiça titular de Barcelos, Karla Cristina da Silva Sousa.
Originada do Inquérito Civil nº 180.2023.000058-PJBCL, a Recomendação prescreve, ainda, que os geradores de energia elétrica do principal hospital da cidade, o Hospital Geral de Barcelos, sejam consertados e instalados para garantir o fornecimento contínuo de energia durante apagões, considerando que, no último dia 12/8, o município sofreu um apagão que deixou o hospital desassistido por uma hora, trazendo riscos de perda de medicamentos e insumos hospitalares que dependem de refrigeração.