MPAM recebe representantes da UGPE para apresentação do programa Prosamin+

pgj ugpe com selo 401bb

Detalhamento de plano de urbanização e habitação Prosamin+ é feito durante encontro com o Procurador-Geral de Justiça

O Procurador-Geral de Justiça (PGJ), Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, e o titular da 63ª Promotoria de Justiça de Ordem Urbanística (63ª Prourb), Paulo Stélio Sabba Guimarães, assistiram uma apresentação sobre os novos passos do programa Prosamin+ (Programa Social e Ambiental de Manaus e do Interior). A apresentação foi feita por representantes da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), ligada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), na manhã desta quarta-feira, 16/8, na sede do Ministério Público do Amazonas (MPAM).

 

A apresentação foi feita pelo Secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano e Coordenador Executivo da UGPE, Marcellus Campêlo, e pela Subcoordenadora Social, Viviane Dutra. Participaram ainda Leonardo Barbosa, Subcoordenador de Planejamento; Francisco Soares, Subcoordenador Jurídico e de Relacionamento Institucional.

Na apresentação, o Coordenador Executivo da UGPE, Marcellus Campêlo, destacou que o Prosamin+ está urbanizando 340 mil m², na área do Igarapé do Quarenta, no trecho entre a avenida Manaus 2000, na zona sul, e a Comunidade da Sharp, no bairro Armando Mendes, zona leste, e alcança os bairros Japiim, Coroado, Distrito Industrial e Armando Mendes. Segundo o coordenador, a estratégia deve reduzir o tempo de deslocamento do Centro até o Distrito Industrial em até 40%.

“O Prosamin+ vai impactar diretamente 60 mil pessoas na cidade de Manaus e, certamente, a presença do Ministério Público nas nossas instâncias de participação é muito importante, porque nós queremos o controle social em todo o nosso programa porque é só assim que a gente consegue aprimorar ainda mais as ações do governo”, declarou Campêlo.

Durante a reunião, destacou-se, que esta será a primeira vez que as intervenções abrangerão a zona leste de Manaus e que há planos de expansão para o interior do Amazonas. Além disso, a importância do apoio do MPAM no combate a ocupação irregular no Amazonas, incentivando as obras de reassentamentos que beneficiarão pessoas com moradias dotadas de planejamento urbanístico, drenagem urbana, abastecimento de água, saneamento básico e longe de riscos.

“O MPAM recebe a todos de braços abertos e parabeniza pela iniciativa de trazer, de antemão, esse projeto de extrema importância para a população. Além disso, vale ressaltar que o MP será um parceiro contínuo, a fim de proporcionar melhor qualidade de vida e saúde da população”, declara o Procurador-Geral de Justiça, Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior.

mosaico f01ac