Promotores de Justiça de Meio Ambiente e Urbanismo visitam instalações da DEMA

dema 456d2

 

O Ministério Público do Amazonas (MPAM), pela 53ª Promotoria de Meio Ambiente (53ª Prodemaph) e pela 62ª Promotoria de Justiça de Urbanismo (62ªProurb), realizou uma visita institucional à Delegacia Especializada em Crimes contra o Meio Ambiente e Urbanismo (DEMA). Os Promotores de Justiça Carlos Sérgio Edwards de Freitas (53ª Prodemaph) e Lauro Tavares da Silva (62ª Prourb) conheceram as instalações, equipamentos e pessoal da DEMA.
“A visita teve como objetivo avaliar as condições atuais de funcionamento da DEMA, sobretudo no que diz respeito às instalações físicas e ao quadro de servidores ali lotados. A intenção é verificar onde o Ministério Público pode atuar, no sentido de prover melhores condições àquela especializada, até levando em consideração a premência da questão ambiental e o alto número de demandas oriundas do próprio MP e endereçadas à DEMA”, explicou o Promotor de Justiça Carlos Freitas.
A DEMA, que não tem sede própria, está instalada em algumas salas do prédio do 23º Distrito Integrado de Polícia, no bairro Parque Dez, Zona Centro-Sul. Para o Promotor de Justiça Lauro Tavares, disse considerar urgente o incremento da qualidade das instalações da Delegacia, que, segundo ele, atende um grande número de demandas, uma vez que o Amazonas é o estado brasileiro com maior área de floresta amazônica.
“Ficou muito visível a necessidade de uma maior estruturação física, tecnológica e de pessoal para que a DEMA possa cumprir suas atribuições consentâneas, com o anseio da sociedade, no combate, especialmente, à macrocriminalidade existente contra a ordem urbanística e o meio ambiente. O poder público, considerando o seu dever de proteger esse patrimônio natural, deve agir para que essa estruturação ocorra o mais breve possível, pois temos um bem de valor inestimável que precisa ser preservado para a atual e as futuras gerações”, avaliou Tavares.
A equipe do MPAM, também composta pelos Agentes Técnico-Jurídicos, Rodrigo Augusto Melo de Carvalho, Cristianne Sarmento Rocha Leal e Elaine Elamid Lombardi, foi recepcionada pela Delegada titular da DEMA, Juliana Viga, e pelo Chefe de Investigação, Wanderlei Almeida. A Delegada elogiou a iniciativa de aproximação entre as instituições.
“Recebo o Ministério Público com muita satisfação. A DEMA e, portanto, a sociedade como um todo, só tem a ganhar em uma cooperação com o Ministério Público”, declarou a Delegada.