MPAM recebe autoridades da Segurança Pública do Estado para tratar do déficit de policiais no interior do Amazonas

MPAM recebe autoridades da segurança pública do Estado em reunião sobre efetivo policial no estado 2b41c

Promotores de Justiça da Capital e do interior do Amazonas reuniram-se, hoje, 21/8, com o Secretário de Estado de Segurança Pública do Amazonas, General Carlos Alberto Mansur, e o Comandante-Geral da Polícia Militar do Amazonas, Coronel Vinícius Almeida, para discutir medidas no sentido de resolver o problema do déficit de Policiais Militares no Estado.

Participaram presencialmente da reunião os Promotores de Justiça Kleyson Barroso, de Urucurituba; Leonardo Nobre, de Iranduba e Karla Cristina da Silva Sousa, de Barcelos. Outros Promotores de Justiça participaram virtualmente. De Manaus, participou Iranilson de Araújo Ribeiro, Promotor de Justiça que atua nas Proceaps da Capital.
O Promotor de Justiça de Iranduba, Leonardo Nobre, demonstrou preocupação com a falta de recursos na Polícia Militar de seu município, incluindo a insuficiência de viaturas e combustível para o patrulhamento fluvial. Kleyson Barroso, Promotor de Justiça de Urucurituba, relatou sobre o crescimento das facções criminosas. Já a Promotora de Justiça de Barcelos, Karla Cristina, enfatizou a necessidade de recomposição urgente e formação técnica para garantir a qualidade dos serviços prestados pela PM.
A discussão será ampliada em uma segunda reunião, com o conjunto de autoridades da Segurança Pública e os Promotores de Justiça do Interior. Em seguida, o Ministério Público do Amazonas (MPAM) emitirá uma recomendação ao Governador do Estado cobrando a solução do problema.
“Também serão convidados, para essa segunda reunião, o Secretário da Fazenda, Alex Del Giglio; o Presidente da Assembleia Legislativa, deputado Roberto Cidade; nosso Procurador-Geral, Alberto Nascimento; e, se for possível, o Governador, Wilson Lima, que é quem pode dar a palavra final e apresentar um cronograma de nomeações que tranquilize a população amazonense, com a esperança de uma guinada na Segurança Pública do Estado”, disse o Promotor de Justiça Iranilson de Araújo Ribeiro, Promotor de Justiça que atua na 60ª e 61ª Promotorias de Justiça do Controle Externo da Atividade Policial e Segurança Pública de Manaus.
Ao mesmo tempo em que a reunião entre Promotores de Justiça e o Secretário de Segurança era realizada, candidatos aprovados no último concurso da Polícia Militar do Amazonas e do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas faziam uma manifestação em frente a sede do MPAM, na Avenida Coronel Teixeira, cobrando a convocação de praças e oficiais das duas corporações.

pms 503f7