Projeto O MP nas Escolas visita alunos da rede de ensino de Jovens e Adultos

capadolzanympnasescolas 8956c
O projeto busca construir um ambiente seguro, de paz e de consenso, contribuindo para a formação de cidadãos conscientes, informados e engajados em formar uma sociedade mais justa e democrática
Na tarde desta terça-feira (22/8), o Ministério Público do Amazonas (MPAM) visitou os alunos do Ensino Fundamental II e Médio da Escola Municipal CEMEJA Prof. Samuel Isaac Benchimol em mais uma atividade promovida pelo Programa O MP nas Escolas, do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf). O objetivo é fornecer aos estudantes o conhecimento sobre o MPAM, suas atribuições e fluxo, fortalecendo o exercício da cidadania no ambiente escolar.
A Promotora de Justiça Christiane Dolzany, titular da 27ª Promotoria de Justiça da Infância e da Juventude, apresentou o Projeto aos alunos e fomentou a Palestra ‘Educação pela Paz’.
“É extremamente gratificante participar do Programa O MP nas Escolas porque, além de ter a oportunidade de falar do papel do Ministério Público para a sociedade, podemos aproximar, com exemplos concretos, nossa Instituição de todos os jovens e educadores envolvidos, reiterando a importância do exercício da cidadania na construção de uma sociedade melhor e podendo incentivar todos a vencer as adversidades pelo estudo, ainda mais quando temos como exemplo de força de vontade uma aluna de 62 anos”, ressaltou a Promotora de Justiça Christiane Dolzany.
O Chefe do Ceaf, Promotor de Justiça João Gaspar Rodrigues, enfatizou a iniciativa de não só promover uma maior compreensão da Instituição, mas também construir uma ponte valiosa entre o Ministério Público e as futuras gerações.
“Por meio do Programa, os estudantes têm a oportunidade única de entender mais profundamente o papel do Ministério Público na sociedade, os princípios legais que regem a atuação da instituição e a relevância do Estado de Direito. A aproximação do Ministério Público com os estudantes contribui para a conscientização dos jovens sobre seus direitos e responsabilidades como cidadãos, promovendo uma cultura de cidadania ativa e participativa desde cedo. Essa parceria produtiva não apenas enriquece a formação dos alunos, mas também estabelece um ambiente de aprendizado que vai além das salas de aula, conectando a teoria com a prática e a realidade do sistema de Justiça”, concluiu o Promotor de Justiça.
Como ex-aluno do Centro de Ensino, o servidor contratado Lucas Eduardo trocou experiências com os alunos. “Fiquei muito feliz pela oportunidade de debater, pois o CEMEJA é uma escola que ampara jovens e adultos que tiveram problemas sociais e familiares e, por isso, não puderam concluir no ensino regular. Enquanto estava falando aos alunos, senti como se fosse eu quem estivesse ali, ouvindo com atenção. Muitos alunos do CEMEJA só precisam de oportunidades, assim como eu precisei. Então me senti grato em poder informar a todos sobre o Ministério Público”, agradeceu Lucas Eduardo.