MPAM entrega equipamentos de controle da qualidade do ar para Programa de Meteorologia da UEA

uea2 9191a
O Ministério Público do Amazonas (MPAM), por meio da 18ª Promotoria de Justiça do Meio Ambiente e Patrimônio Histórico (18ª Prodemaph) e da Coordenação do CAO-MAPH-URB, entregou mais dez equipamentos de monitoramento da qualidade do ar à Universidade do Estado do Amazonas (UEA) para o Programa de Educação Ambiental sobre Poluição do Ar (EducAir). Esses equipamentos, obtidos através de acordos judiciais e extrajudiciais, serão instalados em escolas públicas e visam ampliar o monitoramento da qualidade do ar em Manaus, além de capacitar sobre educação ambiental. Ao todo, o MPAM já destinou 37 aparelhos para a UEA.
“A aquisição dos equipamentos é fruto de acordos judiciais e extrajudiciais firmados no âmbito da 18ª Prodemaph, em decorrência de Compensação por Danos Ambientais em âmbito Penal e Cível. O MP está apoiando o Projeto da UEA, que visa suprir essa deficiência no Estado quanto ao monitoramento da qualidade do ar no Amazonas. Temos outros acordos em andamento e, caso seja viável, devemos efetuar o repasse de outros equipamentos, em razão dos benefícios que o monitoramento dos níveis de poluição do ar podem proporcionar a toda coletividade”, declarou o Promotor de Justiça Francisco de Assis Aires Arguelles, titular da 18ª Prodemaph.
O Programa permite o uso de ferramentas tecnológicas para diagnosticar a qualidade do ar na cidade e contribuir para a saúde pública. A entrega faz parte de uma parceria que visa fortalecer a rede de monitoramento, proporcionando benefícios à comunidade.