Ouvidoria Itinerante chega a Urucará, ampliando acesso da população ao Ministério Público

urucará c2df6

Cidadãos urucaraenses levaram demandas variadas durante a ação do MPAM

A Ouvidoria Itinerante do Ministério Público do Amazonas (MPAM) recebeu demandas variadas da população de Urucará em sua passagem pelo município, incluindo questões como pensão alimentícia, conflitos de posse e propriedade de imóveis e denúncias de violência doméstica. O evento foi realizado na Câmara Municipal, no dia 23/8, e marca a 13ª visita da Ouvidoria Itinerante a municípios do interior do Estado.
“A Ouvidoria do MP não tem limitação temática. Ela recebe questões de diversas áreas e proporciona um acolhimento humanizado e uma escuta qualificada, encaminhando as questões pertinentes para o órgão de execução do próprio MP ou orientando o encaminhamento adequado”, explica a Ouvidora-Geral do MPAM, Procuradora de Justiça Jussara Pordeus e Silva.
A ação contou com a presença do Promotor de Justiça titular de Urucará, Éric Nunes Machado; do Juiz da Comarca, Leonardo Mattedi Matarangas; da Prefeita em exercício, Ana Tereza Guimarães; do Presidente da Câmara Municipal, Vereador Antônio Laurentino da Silva; do Subtenente Cavalcante; do Comandante do Grupamento Policial Militar de Urucará, além da Ouvidora-Geral do MPAM, Procuradora de Justiça Jussara Pordeus.
O Promotor de Justiça elogiou a iniciativa da Ouvidoria Itinerante por aproximar a população do Ministério Público, facilitando o acesso à Justiça. Já o Juiz da Comarca destacou a importância da atuação forte da Ouvidoria e do próprio MPAM, no sentido de resolver as questões da população antes da judicialização, principalmente considerando o aumento das demandas no Município.