MPAM avança na inclusão de presos com deficiência em reunião com representantes do sistema prisional

SEAP COM SELO 7afa2

Comissão Técnica de Classificação da SEAP, criada após instauração de Inquérito Civil, marca conquista na categorização de detentos com deficiência desde a triagem

Em reunião realizada na última sexta-feira, 15/9, representantes da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP) apresentaram Portaria que estabelece a criação de uma Comissão Técnica de Classificação, que terá a tarefa, entre outras medidas, de classificar detentos com deficiência desde a triagem, considerando suas necessidades específicas e o tipo de assistência necessária.

“Esta é uma conquista muito grande, porque, a partir da triagem, serão verificadas as necessidades específicas da pessoa com deficiência e qual tipo de assistência deverá ser prestada a quem está entrando no sistema prisional. Assim, começamos a verificar a movimentação da SEAP, no sentido do cumprimento das normas de acessibilidade e inclusão de PcD no sistema prisional”, declara o Promotor de Justiça Vitor Fonsêca.

A Comissão Técnica de Classificação da SEAP foi apresentada como resultado de um Inquérito Civil (IC) que investiga medidas para o cadastro de pessoas com deficiência nas unidades prisionais em Manaus. O IC foi instaurado pela 42ª Promotoria de Justiça de Defesa dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa e da Pessoa com Deficiência (PRODHID). A estratégia medida marca um avanço significativo, pois permite a observação, entrevistas e atendimentos técnicos das áreas de saúde, psicologia, assistência social e segurança.

A Portaria que institui a Comissão foi assinada durante encontro com os Promotores de Justiça Vitor Moreira da Fonsêca, titular da 42ª PJ, Eliana Leite Guedes do Amaral e Marcelo Augusto Silva de Almeida, ambos atuantes nas Promotorias de Justiça de execução penal, respectivamente do regime aberto e semiaberto e regime fechado, discutiram com o Secretário da SEAP, Coronel Paulo César Gomes, e o Coordenador do Sistema Prisional, Major Szezypior Neto, a categorização e inclusão de detentos com deficiência desde a entrada no sistema prisional.

Futuramente, novas reuniões e grupos de trabalho serão formados para estabelecer critérios e implementar outras mudanças necessárias para a regulamentação da Comissão de Classificação.

 

#ParaTodosVerem: Esta é uma foto de um grupo de pessoas em uma sala de reuniões do Ministério Público. As pessoas estão de pé em volta de uma mesa. (Da esquerda para a direita) é possível ver: a assessora jurídica da SEAP, o assessor Major Aryffe Sanlay, a Promotora de Justiça Eliana Leite Guedes do Amaral, o PJ Vitor Moreira da Fonsêca, o Coronel Paulo César Gomes, secretário da Seap, o PJ Marcelo Augusto Silva de Almeida e o Coordenador do Sistema Prisional, Major Szezypior Neto.