Coordenação do Nupa realiza Palestra sobre Justiça Restaurativa na Educação – JRE para equipe da Divisão Distrital Leste 2 da Semed

fotocapanupa b7c78

A Coordenação do Núcleo Permanente de Autocomposição do Ministério Público do Estado do Amazonas – NUPA-MPAM, em parceria com o Núcleo de Parcerias Institucionais – NUPI da Secretaria Municipal de Educação – SEMED/AM, realizou no auditório da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério da Secretaria Municipal de Educação, em 18/09/2023, palestra com o tema “A Justiça Restaurativa nas Escolas: um novo olhar sobre a cultura da paz”, com certificação realizada pelo Centro de Estudo e Aperfeiçoamento Funcional – CEAF/MPAM ao público participante.

 A atividade destinou-se à equipe de gestores que atuam nas escolas abrangidas pela Divisão Distrital Leste 2, e consiste em umas das etapas do Projeto Escola em Paz, desenvolvido pelo NUPA-MPAM em parceria com a SEMED/AM, que tem por objetivo principal implementar, de forma gradativa, a cultura da paz nas escolas, por meio da aplicação da metodologia da Justiça Restaurativa na Educação - JRE, visando à prevenção e transformação de conflitos escolares em virtude, especialmente, do atual cenário de violência vivenciado pelos estudantes, corpo docente e, consequentemente, pela sociedade em geral.

 Segundo a Coordenadora do NUPA-MPAM, o Núcleo Permanente de Autocomposição desta Instituição trabalha com políticas públicas de pacificação social em razão da impossibilidade de se realizar Justiça apenas com o Direito. “Vivemos uma polarização social na qual imperam a cultura do ódio e a cultura da indiferença. Não há como alcançar uma mudança de paradigma comportamental se não atuarmos efetivamente na base com as crianças, com os adolescente e jovens. Por isso, estamos aqui na SEMED, para trabalhar a cultura da paz. Acreditamos no ser humano e na nossa capacidade de construir uma sociedade mais colaborativa, por meio do trabalho nos relacionamentos humanos que a Justiça Restaurativa realiza”.

mosaicoanabelfinal 09300

O Chefe da Divisão Distrital Leste 2, professor Daniel Laborda, destacou a importância da ampliação de conhecimento para o êxito do projeto, agradecendo à palestrante pela qualidade de sua contribuição para a pacificação das escolas. “Só temos a agradecer à Doutora Anabel Mendonça de Souza por sua valiosa contribuição para a capacitação em Justiça Restaurativa e para o êxito do projeto, que já é referência no Brasil no enfrentamento da violência escolar”, pontuou.

Segundo o Coordenador do Núcleo de Parcerias Institucionais da SEMED, Ricardo Simões, a capacitação de professores e gestores será levada a todas as DDZs da Rede Municipal de Ensino.