MPAM participa de evento da campanha de prevenção ao suicídio em Uarini

UARINI EVENTO COM SELO ac78e

O Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), representado pelo Promotor de Justiça Gustavo Van Der Laars, prestigiou, na última quinta-feira (28/9), o evento promovido pela Secretaria Municipal de Saúde de Uarini, que promoveu a 7ª Campanha de Prevenção de Suicídio. A campanha, referente ao Setembro Amarelo, tem como tema ‘Se precisar, peça ajuda!’.

Durante a cerimônia, foram debatidas questões fundamentais na identificação e no cuidado de pessoas que se encontram em risco de suicídio, como a escuta afetiva. Também houve a divulgação dos serviços do Centro de Valorização da Vida (CVV) que, através do telefone 188, promove atendimento a quem mais precisa.

“Durante minha fala, trouxe os dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), em que o conceito de saúde é bem mais abrangente do que a simples ausência de doença; é definida como o completo estado de bem-estar físico, mental, profissional, social e, dessa forma, é necessária a promoção da saúde de forma integral, completa, por uma rede de proteção, de todos os órgãos de saúde, educação e assistência social. Tratar do tema é promover o cuidado da saúde, como contribuir para melhora de qualidade de vida”, disse o Promotor de Justiça Gustavo Van Der Laars, titular da comarca de Uarini.

A psicóloga e coordenadora de Saúde Mental do município Frida Oliveira indicou eventuais causas como distúrbios psicológicos, depressão, ansiedade. Apontou sinais e sintomas pelos quais se identifica alguém sob risco de suicídio; também discorreu sobre práticas que auxiliam na prevenção ao suicídio, tais como: criar vínculos afetivos saudáveis, religiosidade, atividades em grupo, atividades esportivas etc.

Ocorreu, na abertura do evento, apresentação do Coral do Grupo do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) que cantaram sobre a importância da vida.

Além do MPAM, estiveram presentes outras autoridades como o juiz titular da Comarca Yuri Caminha Jorge, vereadores, e profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Secretaria Municipal da Educação (Semed), Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) e o Centro de Referência de Assistência Social (Cras).