MPAM realiza campanha de educação ambiental voltada ao descarte correto de lixo tecnológico

descarte correto f98c0

Alinhada ao Planejamento Estratégico Nacional do MP, medida atende a recomendação do CNMP que trata da adoção de rotinas ecologicamente sustentáveis e à conscientização institucional acerca da preservação do meio ambiente

O Ministério Público do Amazonas (MPAM), por meio do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça do Meio Ambiente, Patrimônio Histórico e da Ordem Urbanística, realiza campanha de Educação Ambiental voltada à conscientização acerca do descarte correto do lixo tecnológico. De iniciativa da coordenadora do CAO-MAPHURB, Procuradora de Justiça Maria José da Silva Nazaré, a campanha será realizada mediante parceria com a empresa Descarte Correto, sem ônus para o órgão ministerial.

Devidamente registrada e licenciada junto ao Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a empresa é especializada na gestão de resíduos tecnológicos, detentora de processo inovador, que vai ao encontro das avançadas alternativas do segundo e terceiro setor para a coleta, reciclagem e destinação correta do lixo tecnológico.

A campanha terá a duração de dois dias, com a afixação de banners e cartazes de orientação, além da instalação de caixas coletoras, nas quais membros e servidores poderão depositar itens eletrônicos destinados ao descarte adequado.

“Além da Educação Ambiental, constitucionalmente desejável, e do alinhamento às orientação do CNMP, a medida expressa o compromisso do MP amazonense de zelar pela sustentabilidade em toda forma de atuação. Queremos conscientizar membros, servidores e colaboradores quanto à adoção de rotinas ecologicamente sustentáveis e, também, dar um primeiro passo rumo à instituição da Política de Sustentabilidade do parquet amazonense”, declarou a coordenadora do CAO-MAPHURB, Procuradora de Justiça Maria José da Silva Nazaré.

Recentemente, a Comissão de Meio Ambiente do CNMP encaminhou ao MPAM, por meio do Ofício Circular nº 21/2023/CMA (SEI 1096898) proposta de recomendação para a instituição de Política de Sustentabilidade, nos ramos e unidades do Ministério Público.

descartecorreto b5568