MPAM anuncia projeto de readequação da entrada para melhorar segurança e acessibilidade

Design sem nome bfec9

As obras terão início na segunda-feira, 30 de outubro

O Ministério Público do Amazonas (MPAM) anunciou, nesta sexta-feira, 27/10, um novo projeto de readequação da entrada de suas dependências, com o objetivo de aumentar o controle sobre o fluxo de pedestres e veículos, além de melhorar a acessibilidade do edifício-sede. As obras terão início na próxima segunda-feira, 30/10, com um prazo de execução inicial estipulado em 60 dias.

De acordo com o Procurador-Geral de Justiça (PGJ), Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, o projeto foi idealizado para atender às demandas antigas, tanto dos órgãos internos do MPAM quanto da sociedade. Ele propõe a implementação de equipamentos automatizados de reconhecimento facial e liberação instantânea de acesso, semelhantes aos encontrados em edificações mais modernas.

"Essa medida visa proporcionar maior segurança e agilidade no ingresso às dependências da instituição. Além disso, a readequação da entrada também priorizará a acessibilidade, cumprindo requisitos estabelecidos pelas normas técnicas, como a NBR 9050/20", explicou o PGJ.

O projeto de readequação prevê a reconstrução do pavimento externo da entrada, incluindo calçadas, rampas e parte do estacionamento, para oferecer uma faixa de circulação livre para cadeirantes e pedestres, assim como piso tátil (alerta e direcional) para orientação de deficientes visuais.

Após a implementação desse projeto, segundo o Engenheiro Civil e Agente Técnico do Ministério Público, Henrique Mendes da Rocha Lopes, haverá maior segurança e fluidez no acesso às dependências.

"A missão da engenharia no MPAM é servir ao interesse público, contribuindo para o desenvolvimento e bem-estar da sociedade por meio de concepção, planejamento, fiscalização e gestão de projetos", disse o Engenheiro.

 

Entenda o acesso às instalações durante o período das obras

A partir da próxima segunda-feira, 30/10, a entrada principal do edifício sede do MPAM, localizado no bairro Nova Esperança, será feita pela rota de saída, próxima ao auditório Carlos Alberto Bandeira de Araújo. O estacionamento para visitantes será deslocado para o espaço próximo ao auditório, conhecido popularmente como "Bandeirão".

Membros e servidores do Ministério Público continuarão utilizando a parte do estacionamento que está distante do local das obras.

Para obter mais informações sobre o acesso às dependências físicas do Órgão, a população pode entrar em contato pelo número de telefone: (092) 3655-0500, pelo e-mail: deac@mpam.mp.br ou acessar o site: www.mpam.mp.br.