Procurador-Geral de Justiça do AM participa de evento sobre mudanças climáticas no Rio Grande do Sul

PGJ COM SELO 9baf7

O Procurador-Geral de Justiça do Amazonas (PGJ), Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, participou nos dias 22 e 23, desta semana, do Seminário “Realidade das Mudanças Climáticas: os Desafios da Governança e da Reconstrução”, realizado na sede do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), em Porto Alegre – RS. O evento teve como objetivo discutir as mudanças climáticas, contando com a presença de especialistas no tema para abordar ações externas de prevenção e enfrentamento de desastres naturais.

Na abertura, o MPRS lançou o Gabinete de Estudos Climáticos – GabClima-MPRS, uma iniciativa destinada a obter uma base de dados contendo números relevantes que possam subsidiar a atuação dos Promotores de Justiça em áreas sensíveis. Essas áreas incluem o mapeamento de regiões públicas de risco e a implementação de políticas relacionadas ao tema.

De acordo com o PGJ, a participação no Seminário e o lançamento do GabClima-MPRS são importantes para fortalecer a abordagem do Ministério Público diante de questões relacionadas às mudanças climáticas. Ele ressaltou a importância de uma atuação proativa, destacando que o conhecimento aprofundado dessas questões é fundamental para a implementação eficaz de medidas preventivas e estratégias de enfrentamento.

“Nesse Seminário representamos instituições, mas, sobretudo, uma sociedade coesa na busca por soluções. O diálogo entre órgãos públicos, instituições privadas e a sociedade civil é o cerne de uma abordagem integrada e cooperativa para enfrentar os desafios impostos pelas mudanças climáticas”, pontuou.