Procuradora de Justiça do MPAM ministra palestra sobre Justiça Restaurativa para acadêmicos de Direito

fotocapasantateresanupa 2744f

Evento conduzido pela Procuradora de Justiça Anabel Mendonça consistiu em uma jornada de conhecimento, sob uma visão mais ampla da Justiça e voltada à pacificação social

Como uma das ações em comemoração à Semana da Justiça Restaurativa, a Coordenadora do Núcleo Permanente de Autocomposição do Ministério Público do Amazonas (Nupa/MPAM), Procuradora de Justiça Anabel Vitória Mendonça, esteve na faculdade Santa Tereza para realizar palestra de sensibilização com o tema: ‘A Justiça Restaurativa: Ascensão de uma nova Epistemologia jurídica’, em fomento à Cultura da Paz. O encontro ocorreu na última terça-feira (21/11), no auditório da faculdade.

"Em pleno século XXI, a ênfase nas Universidades ainda é voltada aos ensinamentos da Justiça adversarial. Assim, busca-se fazer refletir também no âmbito universitário de que há meios de transformação de conflitos e divergências que não por uma única via. É de se ter em mente que são diversos os canais de acesso à Justiça. A Justiça Restaurativa, Justiça enquanto valor, já é aplicada no âmbito do MPAM", disse a Coordenadora Anabel Mendonça, que também exerce a função de Mediadora de Conflitos e Facilitadora em Justiça Restaurativa.

mosaico 1692c

A interação com os estudantes se revelou essencial, enriquecendo o debate e fortalecendo a comunidade acadêmica de Direito. O evento explorou novas perspectivas e insights sobre a Justiça Restaurativa, mas também reforçou o compromisso do MPAM em contribuir para uma formação jurídica mais abrangente e atualizada. Os participantes receberão certificação de 6 horas complementares, que serão contabilizadas na formação acadêmica.