Ministério Público do AM promove diálogo em escola municipal durante a Semana da Justiça Restaurativa

nupasemana 3f7da

Projeto visa implementação da cultura de paz no ambiente escolar

O Ministério Público do Amazonas (MPAM), na última quarta-feira, 22/11, realizou uma ação na Escola Municipal Álvaro César de Carvalho. Como parte do Projeto Escola em Paz - Justiça Restaurativa na Educação (JRE), servidoras especializadas conduziram um Círculo de Construção de Paz com os estudantes. A ação foi promovida pelo NUPA-MPAM, que é coordenado pela Procuradora de Justiça Anabel Mendonça, e foi realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SEMED/AM). O Projeto busca prevenir e solucionar conflitos escolares, promovendo uma cultura de paz.

Além de visar a pacificação social, o Projeto JRE transcende a punição ao convidar membros da comunidade escolar a compartilharem suas histórias e sentimentos. Nas escolas, essa abordagem vai além do ambiente acadêmico, gerando um espaço seguro de escuta ativa. Ao disseminar as sementes de uma geração mais compassiva, a JRE molda o futuro, deixando um legado de tolerância, comunicação eficaz e resiliência emocional.

Considerando a influência direta do ambiente escolar na formação de crianças e adolescentes, a implementação da cultura da paz torna-se imperativa. A Resolução n.º 118/2014 do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) respalda práticas restaurativas, recomendando a busca de reparação por meio da harmonização entre infratores e vítimas. A escola, como parte fundamental da Rede Protetiva, desempenha um papel crucial na detecção de situações de violência, garantindo uma atenção imediata. O Projeto visa, gradativamente, implementar a cultura da paz, transformando as escolas em centros de crescimento humano e conexão empática.